DOS CASARÕES ÀS EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS: UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE A FÍSICA TÉRMICA

From Colonial Houses to Green Buildings: a Teaching-Learning Sequence about Thermal Physics

Autores: Newton Rodrigues do Nascimento e Marcelo Paes de Barros

Resumo

O objetivo do estudo foi examinar o efeito, em termos de aprendizagem, de uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (TLS) sobre Física Térmica baseada no conforto térmico de edifícios. A TLS, realizada em uma escola pública de Cáceres, MT, foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio. A abordagem que proposta baseia-se no uso de atividades experimentais e simulações em computador projetadas especificamente para ajudar os alunos a estender sua análise a situações físicas mais amplas. A coleta de dados ocorreu por meio da observação e registro dos fatos em um diário de campo, além da aplicação de questionários e avaliação da aprendizagem. Experiência de ensino relevante, a análise da progressão da aprendizagem dos alunos forneceu informações relevantes para desafiar os obstáculos persistentes no ensino de ciências.

Abstract

The purpose of the study was to examine the effect, in terms of learning, a Teaching-Learning Sequence (TLS) about Thermal Physics based on buildings thermal comfort. The TLS, conducted in a public school in Cáceres, MT, it was applied in a class of the third year high school students. The approach we propose is based on the use of experimental activities and computer simulations designed specifically to help students extend their analysis to wider physical situations. Data collection occurred through observation and recording of the facts in a field diary, besides the application of questionnaires and assessment of learning. Relevant teaching experience, analysis of the students learning progression provided relevant information for challenging the persistent obstacles in the Science teaching.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Demanda de Aprendizagem, Pesquisa em Ensino de Física.

Keywords

Meaningful Learning, Learning Demand, Physics Education Research.

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