GAMIFICAÇÃO DE UM PERCURSO METODOLÓGICO: O CONTRIBUTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ELETROSTÁTICA

Gamification of a methodological path: the contribution of learning objects in electrostatic teaching

Autores: Darkson Fernandes da Costa, Gilvandenys Leite Sales, Mucio Costa Campos Filho e Juscileide Braga de Castro

Resumo

O objetivo desta pesquisa é descrever os processos para a gamificação de um percurso metodológico com suporte de Objetos de Aprendizagem (OA), implementado no ensino conceitual de eletricidade estática. Como evidenciado em algumas pesquisas, a gamificação no ensino pode alterar o nível de motivação, engajamento e comprometimento dos alunos ao se manusear elementos de game como a obtenção de feedbacks imediatos, pontuação, níveis, objetivos, recompensas, entre outros. Para tanto, realizou-se uma aplicação baseando-se nos passos metodológicos da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com alunos do Ensino Médio. Ao verificar o ganho normalizado de aprendizagem e avaliação desta unidade de ensino através do teste de Hake, obteve-se o valor de g= 0,57, tal resultado é relevante ao se comparar com os outros resultados na literatura. A implementação de uma metodologia de ensino gamificado pode ter sido um dos principais motivos para a diferença de g em comparação com resultados identificados na literatura.

Abstract

The objective of this research is to describe the processes for the gamification of a methodological path supported by Learning Objects (OA), implemented in the conceptual teaching of static electricity. As evidenced in some research, gamification in teaching can change the level of motivation, engagement and commitment of students when handling game elements such as obtaining immediate feedbacks, scores, levels, objectives, rewards, among others. To this end, an application was made based on the methodological steps of the Potentially Significant Teaching Unit (UEPS) with high school students. When verifying the normalized learning and evaluation gain of this teaching unit through the Hake test, the value of g = 0.57 was obtained, this result is relevant when compared with other results in the literature. The implementation of a gamified teaching methodology may have been one of the main reasons for the difference in g compared to results identified in the literature.

Palavras-chave

Ensino de Física. Gamificação. Objeto de Aprendizagem. Tirinhas. Metodologia Ativa.

Keywords

Physics teaching. Gamification. Learning Object. Comic strips. Active Methodology.

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