CONSTRUÇÃO DE UM PIÃO MAGNÉTICO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MOTIVAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA

Construction of a magnetic levitating top as a strategy to promote motivation in physics education

Autores: Paulo Andre Vasconcelos Ferreira, Andrey Gomes Martins, Frederico da Silva Bicalho, Bruno Ricardo P. dos Santos e David J. B. de Castro

Resumo

Neste trabalho é descrita uma experiência de ensino que envolveu a construção de um pião de levitação magnética por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Belém-PA. Os objetivos da atividade foram promover o engajamento dos alunos nas atividades acadêmicas da escola e facilitar a aprendizagem de conceitos físicos referentes ao funcionamento do brinquedo. A partir das experiências vivenciadas durante o projeto, podemos citar como principal resultado a própria mudança de comportamento dos discentes, que se mostraram participativos e motivados no decorrer da atividade. Além disso, notou-se uma melhoria no grau de compreensão conceitual dos alunos, mostrando assim que o uso de atividades interacionistas pode contribuir para a construção de significados nas aulas de Física, além de possuir boa aceitação por parte dos estudantes, possibilitando um maior rendimento.

Abstract

This work describes a teaching experience that involved the construction of a magnetic levitation top by elementary school students in a public school in Belém-PA. The aim of the activity was to promote student engagement in the school academic activities and facilitate the learning of physical concepts related to the functioning of the toy. From the experiences lived during the project, we can mention as the main result the behavioral changes of the students, who were participative and motivated during the activity. In addition, there was an improvement of their degree of conceptual understanding, thus showing that the use of participatory activities can contribute to the construction of meanings in Physics classes, in addition to having good acceptance, enabling greater performance.

Palavras-chave

Ensino de Física; Brinquedo Científico; Levitron.

Keywords

Physics Teaching; Scientific Toy; Levitron.

Texto em PDF