EXPLORANDO ATIVIDADE DE CAMPO EM ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS PARA DISCUTIR CONCEITOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Exploring field activity in Amazonian ecosystems to discuss concepts related to global climate change

Autores: Marcilea Silva de Freitas, Jean Dalmo de Oliveira Marques e Amelia Jandrea de Souza

O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma atividade prática de campo, valorizando elementos que compõem ecossistemas amazônicos, como forma de ensinar conceitos básicos sobre Mudanças Climáticas Globais (MCGs) para alunos de graduação em licenciatura em ciências biológicas, bem como abordar a importância desses ecossistemas na mitigação dos efeitos das MCGs disponibilizando ao final um roteiro didático para professores utilizarem durante as aulas. O material foi aplicado em uma população amostral constituída por 17 alunos de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, podendo ser aplicado em qualquer outro curso.  Utilizaram-se questionários para diagnósticos e verificação da aprendizagem, bem como roteiro para a atividade prática de campo. A análise dos dados foi realizada com base em obras literárias atuais e obedecendo a categorias. Por meio da prática, foi possível demonstrar os conceitos básicos sobre MCGs, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem sobre o assunto. A compreensão da relação dos ecossistemas amazônicos com as MCGs demonstrou ser um passo importante em direção à conscientização ambiental sobre a importância da preservação da Amazônia. A sequência didática elaborada descreve em detalhes os conceitos sobre MCGs, a fim de promover uma educação científica eficaz contextualizada com a realidade regional do ecossistema. A percepção dos ecossistemas a partir dos relatos e os desenhos representativos realizados pelos alunos ao longo da pesquisa consolidaram os conceitos aprendidos, retratando suas experiências vivenciadas durante a prática de campo.

The aim of this study was to develop a practical field activity, emphasizing elements that characterize the Amazon ecosystems as a way to teach basic concepts about Global Climate Change (GCMs) for undergraduates as well to provide an approach on the importance of these ecosystems to mitigate the effects of GCMs, providing in the end one didactic sequence to be use by teachers during the classes. This material was applied to a sample population of 17 undergraduate students in Biological Science, can be applied in any other course. Questionnaires were used for diagnostic and verification of the learning process, meanwhile they were a guide to the practical field activity. Data analysis was performed based on current literary works and according to categories. By means of the practice it was possible to demonstrate the basic concepts about GCMs, assisting the process of teaching and learning about the subject. By understanding the relationship of the Amazonian ecosystems to the GCMs has demonstrate to be an important step towards environmental awareness regarding the importance of preserving the Amazon. The elaborated didactic sequence describes in detail the concepts about GCMs in order to promote an effective scientific education contextualized with the regional reality of the ecosystem. The perception of ecosystems from the reports and the representative drawings made by the students during the research consolidated the concepts learned, portraying their experiences during the field practice.

Mudanças climáticas globais; Ecossistemas; Amazônia; Ensino e aprendizagem.

Global climate change; Ecosystems; Amazonia; Teaching and learning.