MELHORANDO O APRENDIZADO DE PROBABILIDADE NA DISTRIBUIÇÃO BINOMIAL ATRAVÉS DO NÚMERO DE DIAS DE PRECIPITAÇÃO MENSAL

Improving Probability Learning in Binomial Distribution by means of the Number of Monthly Precipitation Days in Cuiabá

Autores: Lucio Angelo Vidal, Gilson Francisco de Lima, Francisco de Andrade Rosa e Andreia da Silva Tavares

O objetivo deste artigo é mostrar o relato de uma experiência de ensino que procura melhorar a aprendizagem do cálculo de probabilidade na distribuição binomial a partir de dados de probabilidade de chuva por meses na cidade de Cuiabá para doze alunos de ensino médio integrado em uma escola da rede federal nesta cidade. Foram utilizados para este fim dados históricos de precipitação da estação meteorológica de superfície do destacamento de controle do espaço aéreo de Cuiabá referentes ao período compreendido entre 1983 e 2009. Os resultados foram a melhor compreensão da distribuição binomial e a obtenção do cálculo médio da probabilidade de ocorrer precipitação em um certo mês. Através deste estudo deseja-se estimular o ensino por meio da pesquisa para os professores de Ensino Médio visando uma ação transformadora que suplante as aulas tradicionais inspiradas em livros que apresentem o conhecimento como algo estático e imutável.

The aim of this paper is to show the report of a teaching experience that seeks to improve the learning of probability calculus in binomial distribution from rainfall probability data per month in the city of Cuiabá for twelve high school students integrated in a school of federal network in this city. Historical rainfall data from the surface weather station of the Cuiabá airspace control detachment for the period from 1983 to 2009 were used for this purpose. The results were a better understanding of the binomial distribution and obtaining the average calculation of the probability of precipitation occurring in a given month. Through this study, we want to stimulate teaching through research for high school teachers aiming at a transformative action that supplants traditional classes inspired by books that present knowledge as something static and immutable.

Distribuição Binomial, Probabilidade, Chuva em Cuiabá

Binomial Distribution, Probability, Rainfall in Cuiabá