ENSINO SOBRE A QUEDA DOS CORPOS POR MEIO DO SOFTWARE TRACKER

Teaching free fall motion using the Tracker software

Autores: Paulo Weslei Alberton, Johnathan Carlos De Souza e Gisele Strieder Philippsen

Um dos desafios encontrados na área de Ensino de Física reside no desenvolvimento de estratégias de ensino que despertem o interesse dos estudantes. No contexto atual, a utilização de ferramentas computacionais na experimentação tem sido indicada na literatura como um importante recurso didático, apto a motivar os alunos ao estudo das diversas áreas do conhecimento, bem como a prepará-los para a atuação profissional em uma sociedade em que a tecnologia está cada vez mais presente. A sequência didática proposta neste trabalho considera o uso do software Tracker no ensino sobre o movimento de queda dos corpos, tendo sido realizada em duas turmas do Ensino Médio e duas turmas do Ensino Superior. Os resultados decorrentes da abordagem adotada sugerem que a atividade contribuiu para o aprimoramento do conhecimento dos estudantes participantes, corroborando o potencial de aplicação do software Tracker ao ensino de Física relatado na literatura.

A relevant challenge in the Physics Teaching area lies in the development of teaching strategies that instigate students interest about science. The use of computational tools, associated with experimental activities, has been indicated in the literature as an important didactic resource, able to motivate students in the study of diverse knowledge areas, as preparing them in the professional aspect considering a society increasingly based on technology. The didactic sequence proposed in this work considers the use of Tracker software in the teaching of the free fall motion concepts, leading to an approach that can be employed in high school or college Physics courses. The results raised from the sequence application in four classes suggest that the activity contributed to the improvement of the students knowledge, corroborating the potential of the Tracker software in the Physics Teaching area reported in the literature.

Ensino de Física; Queda dos corpos; Tracker.

Physics teaching; Free fall motion; Tracker.