LETRAMENTO ESTATÍSTICO: COMPREENSÃO GRÁFICA POR MEIO DE UM JOGO CONTEXTUALIZADO AO TEMA HÁBITO ALIMENTAR

Statistical Literacy: graphic comprehension through a game contextualized to eating strategies theme

Autores: Emivan da Costa Maia, Marcos Andre Braz Vaz e Renato Abreu Lima

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar os níveis de compreensão gráfica mobilizados por alunos do ensino fundamental utilizando a aplicação de um jogo de “Caça ao Tesouro”, propiciando a construção de conhecimentos sobre conteúdos estatísticos. Para a análise utilizou-se como referencial teórico a Teoria das Situações Didáticas e como referenciais metodológicos utilizaram-se os níveis de entendimento gráfico de Curcio e a Engenharia Didática. Os dados foram obtidos por meio de observações e gravações de áudios dos alunos participantes durante os encontros. Constatou-se que todos os grupos de alunos vivenciaram as três fases de uma situação adidática e que mobilizaram os dois primeiros níveis de compreensão gráfica. Por meio da atividade lúdica, os alunos participantes se mostraram bastantes ativos e assim puderam ter um êxito maior na elaboração e interpretação dos gráficos. Desta forma, cabe a discussão sobre o uso de atividades no processo de ensino e aprendizagem que trabalhem no processo de construção e análises gráficas.

Abstract

This work aims to analyze the levels of graphic comprehension mobilized by elementary school students using a game of "Treasure Hunt", providing the construction of knowledge on statistical content. For the analysis it was used as theoretical reference the Theory of Didactical Situations and as methodological references were used the levels of graphic understanding of Curcio and the Didactic Engineering. The production of data was done through observations and audio recordings of the students participating during the meetings. It was verified that all groups of students experienced the three phases of an adidactical situation and mobilized the first two levels of graphic understanding. Through the playful activity, the participating students proved to be quite active and thus were able to have a greater success in the elaboration and interpretation of the graphics. Thus, it is necessary the discussion about the use of activities in the teaching and learning process in the process of construction and graphic analysis.

Palavras-chave

Ensino de Estatística. Ensino de Matemática. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. Ensino Fundamental.

Keywords

Statistics Teaching. Mathematics Teaching. Theory of Didactical Situations. Didactic Engineering. Elementary School.

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