LEITURA, METACOGNIÇÃO E ENSINO: APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS EM PEQUENOS GRUPOS DURANTE AULAS DE FÍSICA

Reading, metacognition and teaching: shared learning in small groups during Physics classes

Autores: Marta Maximo-Pereira e Maria Lucia Vital dos Santos Abib

Resumo

O papel da leitura no ensino de ciências tem sido estudado por muitos pesquisadores a fim de se compreender seu potencial no ensino. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como ocorre o ato de ler coletivamente no interior de um pequeno grupo de estudantes, durante aulas de Física do nível médio, tendo como foco os processos metacognitivos associados às atividades desenvolvidas pelos alunos, que podem favorecer compreensões sobre os temas abordados e sobre os próprios processos de aprendizagem. Assim, foram considerados como fundamentação teórica estudos sobre relações entre leitura e metacognição. Foram analisados, de forma inter-relacionada, dois momentos em que ler foi uma atividade central para atender a demanda da tarefa solicitada pelo professor: a resolução coletiva de um problema de Calorimetria e a leitura, também coletiva, de um texto histórico sobre natureza do calor. A produção de dados ocorreu principalmente com a utilização de vídeos e de observações de aulas. Os alunos investigados explicitaram suas dificuldades e desenvolveram estratégias para superar os problemas de compreensão e acompanhamento da leitura coletiva. Identificou-se também que os alunos utilizaram diferentes modos de ler coletivamente. Conclui-se que professores e futuros professores de Física devem problematizar a realização de atividades em pequeno grupo nas quais ocorrem leituras, pois as formas de ler em pequeno grupo influenciam fortemente a participação dos alunos, sua interação com os colegas e a resolução das tarefas propostas pelo docente. Assim, os resultados apontam que atividades de leitura podem ser orientadas para o aprofundamento de conhecimentos metacognitivos e de aprendizagens compartilhadas em sala de aula.

Abstract

The role of reading in science teaching has been studied by many researchers in order to understand its potential in teaching. The aim of this paper is to investigate how the act of reading collectively within a small group of students occurs during High School Physics classes. The emphasis was placed on the metacognitive processes associated with the activities performed by the students. These activities can foster understanding of the topics covered and the learning processes themselves. Two moments in which reading was a central activity to solve the task requested by the teacher were analyzed, in an interrelated way: the collective solution of a problem of Calorimetry and the collective reading of a historical text about the nature of heat. Studies on the relationships between reading and metacognition were used as theoretical framework. The production of data occurred mainly through the use of videos and classroom observations. The students investigated explained their difficulties and developed strategies to overcome the problems of comprehension and monitoring of the collective reading. It was also identified that students have used different ways of reading collectively. It was possible to conclude that teachers and future Physics teachers should problematize the small group activities in which readings occur during Physics classes, since the ways of reading in a small group strongly influence the participation of the students, their interaction with the colleagues and the solution of the tasks proposed by the teacher. Thus, the results point out that reading activities can be oriented towards the deepening of metacognitive knowledge and shared learning in the classroom.

Palavras-chave

leitura, pequeno grupo, metacognição, Física.

Keywords

reading, small group, metacognition, Physics.

Texto em PDF