Experimentação e interatividade (hands-on) no ensino de ciências: a prática na praxis pedagógica

Science education by using experimentation and hands-on activities: the practical in pedagogical praxis

Autores: Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Maria Cristina Motta de Toledo, Káthia Maria Honório, Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile, Rosana Retsos Signorelli Vargas, Patricia Targon Campana, Simone Falconi, Mari

Resumo

As práticas pedagógicas adotadas no ensino de Ciências estão, em geral, distantes da realidade do aluno. A partir desse confronto, discutimos a importância das atividades práticas no ensino de Ciências através da realização de oficinas para crianças, jovens, professores e alunos de curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo. Nas oficinas aplicamos os projetos ABC na Educação Científica, Mão na Massa e Experimentoteca e realizamos registros pré e pós-oficinas, para estabelecer a correlação entre o conhecimento prévio do conteúdo abordado ou da prática educacional utilizada e da mudança que os instrumentos propostos provocaram na percepção dos sujeitos. Os resultados mostraram que, em geral, professores sentem falta de atividades práticas para o ensino de Ciências e que este tipo de atividade pode contribuir com idéias e oportunidades para que os docentes melhorem a sua prática docente.

Abstract

The pedagogical methods adopted in the science education generally show distance from students reality. From this confrontation, we have discussed the importance of practical activities in science education. We have given workshops about ?ABC Project in Science Education - Mão na Massa (hands-on)? and ?Experimentoteca? to children, teenagers, teachers and undergraduate students of Nature Science Teaching. We have applied diagnostic tests before and after the workshops to detect the correlation between the previous knowledge about the subject or about the teaching experience and the changing that the proposed tools have done in their views. The results have shown the needs felt by science teachers of experimental activities in their classes, and that this kind of activities can give tools and opportunities to them to improve their teaching practice.

Palavras-chave

experimentação; ensino de ciências; interatividade (mão-na-massa)

Keywords

experimentation; science education; interactivity (hands-on)

Texto em PDF