ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA REALIZADA EM UM PROJETO DE TRABALHO
Scientific Literacy in Child Education: Analysis of a Proposal Carried out in a Work Project
Autores: Camila de Oliveira Mori e Amanda Cristina Teagno Lopes Marques
Neste artigo, analisa-se um Projeto de Trabalho em Ciências desenvolvido com uma turma da Educação Infantil em uma escola municipal da cidade de São Paulo, tendo como tema central “A aranha”. O objetivo desta pesquisa é contribuir para a compreensão do processo de Alfabetização Científica na Educação Infantil utilizando um Projeto de Trabalho. Como principais referenciais teóricos, destacamos a compreensão do conceito de Alfabetização Científica com base em Sasseron (2008), Miller (1983), dentre outros, e a organização do currículo por projetos de Hernández e Ventura (1998). Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, uma vez que contempla a análise de um processo educativo que, por sua natureza, é complexo. A produção de dados foi realizada em rodas de conversa com as crianças, posteriormente transcritas e analisadas à luz de indicadores elaborados com base nos eixos da Alfabetização Científica. As evidências de Alfabetização Científica analisadas pelas conversas com as crianças apontam que, com crianças da Educação Infantil, é possível verificar o início de um processo de compreensão de termos e conceitos científicos, bem como de percepção das relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Conclui-se que dar voz à criança e possibilitar que seus conhecimentos espontâneos dialoguem com conhecimentos científicos em processos investigativos é um caminho favorável à promoção da Alfabetização Científica.
This research is the analysis of a Science School Work Project developed by a Public elementary school group of São Paulo city – Brazil; The Project theme is “The Spider”. The objective of this research is to contribute to the understanding of the scientific literacy process of the students from Early Childhood Education using a School Work Project. As main theoretical references, we highlight the understanding of the concept of Scientific Literacy based on Sasseron (2008), Miller (1983), among others, and the organization of the curriculum by Hernández and Ventura (1998) projects. Methodologically, it is a qualitative research, as it contemplates an educational process, which is complex by its nature. The data obtained through rounds of conversation with the children was analyzed over indicators elaborated considering the Scientific Literacy Axes. The evidences of Scientific Literacy analyzed by the conversations with the children show that, with children from early childhood education, it is possible to verify the beginning of a process of understanding scientific terms and concepts, as well as the perception of scientific, technological, social and environmental relationships. Conclude that a child voice and allows his spontaneous knowledge to dialogue with scientific knowledge in investigative processes and a favorable path to the promotion of Scientific Literacy.
Projeto de Trabalho; Alfabetização Científica; Educação Infantil.
School Work Project; Scientific Literacy; Children Education.