O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA ESCOLA RIBEIRINHA DE PARINTINS-AM
Science teaching based on working with projects in a Primary School located in a riverine community in Parintins-Am
Autores: Erica de Souza e Souza, Ailton Cavalcante Machado, Augusto Fachin Teran, Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira e Januario Rodrigues Nogueira
O Ensino de Ciências não deve estar apenas ancorado na memorização de conceitos abstratos, pelo contrário o mesmo deve privilegiar um ensino crítico e investigativo, capaz de relacionar Ciências, Tecnologia e Sociedade. O objetivo deste trabalho é mostrar a partir de um trabalho com projetos, as potencialidades do uso da biodiversidade amazônica no processo de ensino-aprendizagem em ciências na Educação Infantil. A pesquisa esta fundamentada em teóricos como Bachelard (1996), Hernández e Ventura (1998), Haddad (2010), Cachapuz et al. (2011), Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2011), entre outros. O trabalho foi desenvolvido de março a junho de 2018, na escola municipal São Sebastião, pertencente à comunidade ribeirinha São Sebastião – Jará, Município de Parintins, Am. Foram realizadas oficinas pedagógicas, na turma agregada da Educação Infantil. O ensino de Ciências, articulado ao trabalho com projetos no contexto da Educação Infantil, contribui e ajuda a promover mudanças de comportamento desde a mais tenra infância, tornando o indivíduo cientificamente educado e com postura investigativa. É importante repensar a prática pedagógica no ensino de Ciências, buscando a valorização de metodologias diferenciadas e o uso de aulas práticas, desmistificando o pensamento dos alunos de que a ciência já está pronta e é decorativa.
Science teaching should not be based only on memorization of abstract concepts, but it should favor a critical and investigative teaching, capable of relating Science, Technology, and Society. This article aims to show the potentialities of using the Amazonian biodiversity for the teaching-learning process on Science in early childhood education, based on working with projects. This research is based on theorists such as Bachelard (1996), Hernández & Ventura (1998), Haddad (2010), Cachapuz et al. (2011), Delizoicov; Angotti; Pernambuco (2011), among others. We carried out this work from March to June 2018 at São Sebastião Public School, in São Sebastião – Jará, a riverine community in the Municipality of Parintins, Am. We held pedagogical workshops a special class attending early childhood education. Science education, articulated to work with projects in early childhood education, helps to promote behavioral changes, scientifically educating children with an investigative approach. It is important to rethink the pedagogical practice in science teaching, seeking to valorize new methodologies and practical classes, demystifying students concepts of that Science is a finished product and merely aesthetics.
Ensino de Ciências. Trabalho com projetos. Educação Infantil. Amazônia. Biodiversidade.
Science Teaching. Working with projects. Early child education. Amazon. Biodiversity.