PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Fundamental Counting Principle: triggering learning situations for Basic Education
Autores: Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes, Ana Luiza Golin e Thanize Bortolini Scalabrin
Este artigo visa apresentar resultados de uma pesquisa cujo objetivo era analisar a organização do ensino voltado ao Princípio Fundamental da Contagem em três momentos da Educação Básica, mais especificamente em turmas do 4.º e do 9.º anos do Ensino Fundamental e outra do 2.º ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas do município de Santa Maria/RS. Para contemplar esse objetivo, este trabalho baseou-se na proposta teórica e metodológica da AOE, cujos pressupostos estão ancorados na Teoria Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. Foram realizados estudos para compreender o movimento lógico-histórico da Análise Combinatória – em especial sobre o Princípio Fundamental da Contagem – para, então, elaborar, organizar e desenvolver Situações Desencadeadoras de Aprendizagem. A partir da sistematização dos dados obtidos durante a pesquisa, constataram-se indícios, por parte dos(as) alunos(as), da apropriação do conceito matemático trabalhado, o que leva a inferir sobre possibilidades de trabalhar com este conhecimento matemático nos três momentos de escolaridade (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio), desde que respeitadas as especificidades da turma, no que diz respeito não só ao aprofundamento matemático, mas, principalmente, ao nível de desenvolvimento dos(as) alunos(as) e ao contexto em que estão inseridos.
This article aims to present the results of a research whose objective was to analyze the organization of teaching focused on the Fundamental Principle of Counting in three moments of Basic Education, more specifically in classes of the 4th and 9th years of Elementary school and another of the 2nd Year of high school, in two public schools in the city of Santa Maria / RS. To contemplate this objective, this work was based on the theoretical and methodological proposal of AOE, whose assumptions are anchored in the Historical-Cultural Theory and Activity Theory. Studies were carried out to understand the logical-historical movement of Combinatory Analysis - especially on the Fundamental Principle of Counting - to then elaborate, organize and develop Triggering Learning Situations. From the systematization of the data obtained during the research, there was evidence, on the part of the students, of the appropriation of the mathematical concept worked, which leads to infer about possibilities of working with this mathematical knowledge in the three moments of schooling (initial years and final years of elementary and high school), as long the specifics of the class are respected, with regard not only to mathematical deepening, but mainly to the level of development of students and the context in which they are inserted.
Ensino; Aprendizagem; Princípio fundamental da contagem; Situações desencadeadoras de aprendizagem.
Teaching; Learning; Fundamental counting principle; Triggering learning situations.