MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO APRENDIZADO DE ALUNOS COM AUTISMO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA PÚBLICA

Teaching Materials for Teaching Students Learning with Autism from Elementary School in Public School

Autores: Kellyane Karen Ferreira Aguiar Cesar, Laura Almeida de Oliveira, Lorena Gonçalves Araujo, Rita Maria Luz Freitas Soares e Cecilia Regina Galdino Soares

Resumo

A produção de materiais didáticos voltados para o aluno com autismo permite uma aproximação diferenciada do aluno com a disciplina que está aprendendo na escola, por meio de imagens, objetos e cores, visando o incentivo de suas habilidades cognitivas e motoras, favorecendo assim uma melhor aprendizagem do conteúdo abordado. O desenvolvimento de material educativo para a promoção da aprendizagem da pessoa com autismo abrange todas as ordens do desempenho humano, desde as tarefas básicas de autocuidado até o desempenho de atividades profissionais, buscando sempre à estimulação dos aspectos comunicacionais e de interação social do autista. Nesse sentido, o presente artigo teve como principal objetivo a elaboração de materiais didáticos que facilitassem o ensino – aprendizado de ciências para alunos com autismo no ensino fundamental. Os materiais “Conhecendo as partes da planta” e “Roleta dos Animais” foram planejados para facilitar o entendimento dos conteúdos pelo aluno, levando em consideração a durabilidade, adaptabilidade e fácil acesso. Os recursos didáticos mostraram-se adequados e eficazes para o ensino do conteúdo, uma vez que proporcionam ao aluno uma nova possibilidade de aprendizagem.

Abstract

The production of teaching materials aimed at the student with autism allows a different approach of the student with the discipline he is learning at school, through images, objects and colors, aiming to encourage his cognitive and motor skills, thus favoring better learning of the content covered. The development of educational material to promote the learning of the person with autism covers all aspects of human performance, from the basic tasks of self-care to the performance of professional activities, always seeking to stimulate the communication and social interaction aspects of the autistic person. In this sense, the present article had as main objective the elaboration of didactic materials that would facilitate the teaching - learning of sciences for students with autism in elementary school. The materials "Knowing the parts of the plant" and "Animal Roulette" were designed to facilitate the understanding of the contents by the student, taking into account durability, adaptability and easy access. The didactic resources proved to be adequate and effective for teaching the content, since they provide the student with a new possibility of learning.

Palavras-chave

Ensino – aprendizagem; Autismo; Inclusão.

Keywords

Teaching - learning; Autism; Inclusion.

Texto em PDF