ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ADAPTADAS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA DEFICIENTES VISUAIS
Methodological strategies adapted for Microbiology teaching for visually impaired
Autores: Anderson Felipe da Silva Santos
O ensino de Microbiologia, subárea da Biologia que se dedica a estudar a vida microscópica, para estudantes deficientes visuais é bastante desafiador por ser a disciplina estritamente visual e prática. O objetivo deste estudo é apresentar alternativas metodológicas elaboradas para o ensino de Microbiologia na perspectiva da educação inclusiva. Foram elaborados materiais táteis em alto relevo e textos em braille para a estudante, além de estimulada a participação de alunos-apoiadores (videntes) junto à estudante em aulas da disciplina. Para validação das estratégias utilizadas, foi realizada entrevista semiestruturada com estudante deficiente visual e um dos alunos-apoiadores. As percepções das estudantes foram bastante positivas em relação ao material produzido, ressaltando-se a importância do cuidado docente na elaboração de adaptações para estudante público-alvo da educação especial.
The teaching of Microbiology - a subarea of Biology dedicated to study microscopic life - to visually impaired students is quite challenging since it is a strictly visual and practical discipline. The objective of this study is to present elaborate methodological alternatives for teaching of microbiology from the perspective of inclusive education. Tactile materials in high relief and braille texts were elaborated for the student, besides the participation of student-supporters with the in classes. To validate the used strategies, a semi-structured interview was conducted with the visually impaired student and with one of the student-supporters. The students perceptions were very positive regarding the produced material, therefore highlighting the importance of teaching care in the elaboration of adaptations for people with specific needs.
Deficiente visual; Educação inclusiva; Microbiologia; Material adaptado.
Visual impairment; Inclusive education; Microbiology; Adapted material.