MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA

Didactic Material for Phylogeny Teaching

Autores: Marcela Miranda de Lima, Frederico Falcao Salles e Karina Carvalho Mancini

Resumo

Considerando a importância da interpretação de cladogramas para o ensino de biologia evolutivamente contextualizado, o objetivo deste estudo foi desenvolver e testar um kit tridimensional para trabalhar o assunto. A intervenção com o recurso produzido foi realizada em turmas de terceiro ano do ensino médio. Com base na observação do desenvolvimento das atividades, entrevistas e questionários, pode-se concluir que (1) a montagem dos cladogramas estimulou a participação dos alunos na aula e lhes permitiu observar aspectos importantes para a interpretação de filogenias; (2) o material permite a adaptação a atividades específicas e trabalhar diferentes conceitos. São apresentadas sugestões de uso para o material baseadas nas dificuldades mais comuns encontradas na interpretação dos cladogramas.

Abstract

Considering the importance of cladogram interpretation for the teaching of evolutionarily contextualized biology, the aim of this study was to develop and test a three-dimensional kit to work on the subject. The intervention with the resource produced was carried out in third year high school classes. Based on the observation of the development of the activities, interviews and questionnaires, it can be concluded that (1) the assembly of the cladograms stimulated the students participation in the class and allowed them to observe important aspects for the interpretation of phylogenies; (2) the material allows adaptation to specific activities and allows working on different concepts. Suggestions of use for the material are presented based on the most common difficulties encountered in interpreting cladograms.

Palavras-chave

Cladograma tridimensional; Interpretação; Evolução.

Keywords

Three-dimensional cladogram; Interpretation; Evolution.

Texto em PDF