MONITORIA ACADÊMICA DE GENÉTICA: UM PERCURSO DE REFLEXÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Academic Monitoring in Genetics: A Road of Reflections in the Teaching and Learning Process

Autores: Alice Lemos Costa, Cassiane Furlan Lopes, Pamela Giordani Vielmo, Suziane Alves Barcellos, Analia del Valle Garnero e Ricardo Jose Gunki

Resumo

O artigo aborda experiências e reflexões sobre um projeto de monitoria acadêmica na disciplina de genética. Este componente curricular é ofertado pelos cursos de graduação da Universidade Federal do Pampa. Alunos do ensino médio e da graduação a consideram como uma disciplina de alto grau de dificuldade. No intuito de um processo colaborativo nas atividades de ensino e aprendizagem para discentes do ensino superior, efetuou-se a proposta de monitoria desta disciplina. Atividades didáticas envolvendo jogos, práticas laboratoriais, roda de conversa, exercícios relacionados ao conteúdo e grupos em redes sociais foram realizados, atendendo 52 alunos do 5° semestre do curso de Ciências Biológicas. Durante as atividades de monitoria a resposta mais citada pelos estudantes em relação à      disciplina foi que, ao longo do ensino médio eles tiveram pouco ou nenhum conhecimento sobre este conteúdo. O espaço extraclasse estipulado para o projeto proporcionou momentos de aprendizagem únicos. Desta forma, inferimos que cada vez mais trabalhos deste cunho servirão como base em pesquisas para o aprimoramento dos métodos de ensino.

Abstract

The article discusses experiences and reflections about the academic monitoring project in the discipline of genetics. This curricular component is offered by undergraduate courses at Universidade Federal do Pampa. High school and undergraduate students consider it as a subject with a high difficulty level. With a view to a collaborative process in teaching and learning activities for academic students, we made the proposal for monitoring this discipline. Didactic activities involving games, laboratory practices, conversation, exercises related to the subject, and groups in social networks were made, serving 52 students from the 5th semester of the Biological Sciences course. During the monitoring activities, the student response most cited was that during high school they had little or none knowledge related to genetics. The extra class space stipulated for the project provided unique learning moments. Thus, we infer that more and more work of this nature served as a basis in research to improve teaching methods.

Palavras-chave

Universidade; Contextualização; Prática de Ensino.

Keywords

University; Contextualization; Teaching Practice.

Texto em PDF