ANÁLISE DE QUESTÕES ELABORADAS POR ACADÊMICOS DE ANATOMIA HUMANA EM UMA ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA INVERTIDA

Analysis of questions elaborated by academics of human anatomy in a flipped classroom strategy

Autores: Camila Maria Bandeira Scheunemann e Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo

Este artigo, de cunho qualitativo e exploratório, faz parte uma pesquisa de doutorado em andamento, com início em 2018, realizada em uma universidade da região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Teve por objetivo apresentar uma estratégia metodológica desenvolvida para o ensino e aprendizagem do sistema linfático, em uma disciplina de anatomia humana, na perspectiva da sala de aula invertida, contemplando a atividade presencial desenvolvida, bem como, apresentação a análise das questões elaboradas pelos alunos durante esta atividade. Os participantes foram 22 acadêmicos de anatomia humana de cursos da área da saúde. Consistiu em uma intervenção didática utilizando a metodologia da sala de aula invertida, com estudo prévio em forma de hipertexto digital e atividade presencial de elaboração de questões, referente ao sistema linfático. O foco deste artigo foi analisar e discutir as perguntas elaboradas pelos estudantes na estratégia presencial. A análise foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin e na Taxonomia de Bloom. Predominaram a elaboração de questões abertas e de múltipla escolha, com foco nas estruturas do sistema linfático, de forma geral, sem ênfase para órgãos específicos que o compõem. A maioria das questões foram avaliadas como nível de compreensão, expressando uma categorização de dificuldade média.

Abstract

This qualitative and exploratory article is part of an ongoing doctoral research, beginning in 2018, held at a university in the metropolitan region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. The objective was to present a methodological strategy developed for the teaching and learning of the lymphatic system, in a discipline of human anatomy, in the perspective of the flipped classroom, contemplating the classroom activity developed, as well as, to present the analysis of the questions elaborated by the students during this activity. The participants were 22 human anatomy academics from health courses. It consisted of a didactic intervention using the flipped classroom methodology, with previous study in the form of digital hypertext and face-to-face questioning activity, referring to the lymphatic system. The focus of this article was to analyze and discuss the questions asked by the students in face-to-face strategy. The analysis was performed based on the content analysis of Bardin and Bloom Taxonomy. Predominated the elaboration of open questions and of multiple choice, with focus on the structures of the lymphatic system, in general, without emphasis for specific organs that compose it. Most of the questions were assessed as comprehension level, expressing a medium difficulty categorization.

Palavras-chave

Sala de Aula Invertida; Análise de Questões; Dinâmica de Grupos; Anatomia Humana; Metodologias Ativas.

Keywords

Flipped Classroom; Analysis of Issues; Group Dynamics; Human Anatomy; Active Methodologies.

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