ESPAÇO CIÊNCIA MICOLÓGICA: EDUCAÇÃO E LUDICIDADE NO REINO DOS FUNGOS

Mycological Science Space: Education and playfulness in the kingdom of fungi

Autores: Yanka dos Santos e Santos, Maria Jose de Souza Pinho e Tatyane da Silva Moraes

Resumo

O presente artigo retrata as experiências vivenciadas no Espaço Ciência Micológica da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim-BA, a partir da atuação de monitoria do projeto de extensão intitulado “Clube de Ciências em Micologia e Bioética”, desenvolvido no período de 8 meses. Objetiva discutir de que maneira as atividades lúdicas e interativas contribuem com o processo de ensino e aprendizagem mais significativos na área da Micologia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada através da observação participante e da aplicação de questionário semiestruturado. Observamos que as atividades lúdicas e interativas se caracterizam como fortes aliadas ao processo de ensino e aprendizagem, pois contribuem para a melhor compreensão dos estudantes no que diz respeito ao conteúdo de Fungos, ao tempo que despertam o interesse dos mesmos para o estudo desses seres vivos, permitindo que os conceitos científicos pertinentes sejam melhores assimilados.   

Abstract

This article presents the experiences of the University of Bahia, Campus VII, Senhor do Bonfim-BA, from the monitoring of the extension project titled "Club of Sciences in Mycology and Bioethics" developed in this area at the period of eight months. It aims to discuss how the ludic and interactive activities contribute to the most significant teaching and learning process in the area of Mycology. This is a qualitative, participatory research. Data collection was performed through participant observation and the application of a semi-structured questionnaire. We observed that the playful and interactive activities are characterized as strong allies to the teaching and learning process, as they contribute to the students better understanding of the content of Fungi, while raising their interest in the study of these beings alive, allowing the relevant scientific concepts to be better assimilated.

Palavras-chave

Ensino de ciências; Ludicidade; Micologia.

Keywords

Science education; Playful activities; Micology.

Texto em PDF