SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE PEIXES EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

Didactic Sequence for the Study of Fish in Middle School Tours

Autores: Katia Valeria Wanderley de Sousa Silva e Luiz Augustinho de Menezes da Silva

Resumo

O estudo zoológico utilizando várias abordagens de ensino pode aproximar aluno e professor do objetivo maior que constitui a aprendizagem. Eventuais dificuldades no processo de ensino- aprendizagem em Zoologia no ensino médio fortalecem a ideia de que os professores devem empenhar-se na elaboração de aulas observando as concepções dos alunos sobre determinados temas. Neste contexto buscou-se enfatizar o conhecimento sobre os peixes, a partir da aplicação de uma sequência didática que reuniu diferentes estratégias didáticas. Para avaliar o conhecimento dos alunos sobre os peixes foi aplicado um questionário de sondagem prévia, sendo este replicado ao final de toda a intervenção, bem como observações da professora e questionários ao final de cada estratégia para analisar sua eficácia.  De acordo com os dados da pesquisa a aula prática de dissecação e o jogo didático Kahhot! apresentaram-se como as melhores estratégias didáticas avaliadas por 98% dos participantes. Sobre a análise do conhecimento de peixes, verificou-se na comparação dos questionários antes e depois da sequência, uma ampliação em número de citações de nomes populares e de características de peixes evidenciando que houve aprendizado. Os resultados desta pesquisa foram promovidos para toda a comunidade escolar mediante produção de material didático protagonizado pelos alunos.

Abstract

Zoological study can be based on various teaching approaches or on the higher education teacher who constitutes learning. Possible difficulties in the teaching process learning in zoology in high school reinforce the idea that teachers should engage in the elaboration of classes observing the students conceptions about certain themes. In this context, we tried to emphasize the knowledge about fish, starting from the application of a didactic sequence that brought together different didactic strategies. To assess students knowledge of fish a pre-survey questionnaire was applied, this being replicated at the end of the whole intervention, as well as teacher observations and questionnaires at the end of each strategy to analyze its effectiveness. According to the survey data, the dissection practice class and the didactic game Kahhot! presented themselves as the best didactic strategies evaluated by 98% of the participants. About fish knowledge analysis, it was verified in the comparison of the questionnaires before and after the sequence, an increase in the number of citations of popular names and fish characteristics showing that there was learning. The results of this research were promoted to the whole school community through the production of didactic material carried out by the students.

Palavras-chave

Estratégias de ensino; Ensino de Zoologia; Protagonismo juvenil; TDIC.

Keywords

Teaching strategies; Teaching of Zoology; Juvenile protagonism; TDIC.

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