O jogo didático e a construção de conceitos matemáticos no ensino fundamental: relato de uma atividade

The didactic game and construction of mathematical concepts in basic education: report of an activity

Autores: Learcino dos Santos Luiz

Resumo

Neste trabalho é relatada a aplicação de uma seqüência didática usada para levar os alunos à construção do conceito de coordenadas cartesianas. Esta seqüência é baseada em um jogo chamado Caça ao Tesouro. Sem deixar de lado o caráter lúdico e competitivo da atividade, a aplicação da técnica foi baseada em uma Engenharia Didática, objetivando mostrar que alunos em idade escolar de 12 anos (estudantes de 6ª série do ensino fundamental) são capazes de por si próprios, construírem o conceito de representação cartesiana no plano.

Abstract

In this paper we report the application of a didactic sequence used to lead students to build the concept of Cartesian coordinates. This sequence is based on a game called Treasure Hunt. Using the fun and competitive aspect of the activity , the application was based on a didactic engineering, in order to show how students aged 12 (6th graders) are able to build the concept of Cartesian representation on their own.

Palavras-chave

Educação matemática; Ensino de matemática; jogos educacionais

Keywords

mathematical education; mathematical teaching; educational games

Texto em PDF