Student?s opinions on electricity classes: a reflection on factors intervening in learning
Autores: Ana Cristina Garcia Dias, Vania Elisabeth Barlette, Carlos Alberto Gomes Martins
O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre fatores intervenientes na aprendizagem, considerando a opinião de alunos sobre as aulas de Eletricidade. Para tanto, responderam a um questionário anônimo 46 alunos da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. As respostas fornecidas foram submetidas a uma análise de conteúdo. Pode-se observar que um dos principais fatores que interfere na aprendizagem de um conteúdo de Física é a possibilidade deste conteúdo se relacionar ou não com experiências cotidianas do aluno. Por sua vez, três aspectos, interdependentes, revelaram-se como fatores que dificultam o aprendizado: 1) a percepção da Física como uma disciplina abstrata e difícil; 2) a deficiência no desenvolvimento de algumas habilidades e competências relacionadas a conhecimentos básicos como interpretação de texto e resolução de problemas matemáticos; 3) a auto-culpabilização do próprio aluno pela deficiência ou ausência de aprendizagem.
The aim of this study is to carry out a reflection on intervenient factors in the learning, considering the opinion of the pupils in classes of electricity. For that, an anonymous questionnaire was answered by 46 pupils of the third year of the secondary education of a public school in the interior of the state of Rio Grande do Sul; Brazil. Their answers were subjected to an analysis of content. It is possible to observe that one of the main factors which interferes in the learning of a content of physics is the possibility of this content to be related or not with student?s daily experiences. In addition, three aspects, interdependent, appeared as factors that make difficult the learning: 1) the perception of physics as an abstract and difficult discipline; 2) the deficiency in the development of some skills and competences related to basic knowledges such as text interpretation and mathematical problems solving; 3) the self-blaming of the pupil for the deficiency or absence of learning.
aprendizagem; motivação; Eletricidade; dificuldades de aprendizagem
learning; motivation; Electricity; difficulties of learning