OS ESTUDOS DE CASO NO ENSINO DE CIÊNCIAS E AS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA NO PROCESSO MOTIVACIONAL DOS ALUNOS

Case studies in science education and self-efficacy beliefs instruction in student motivational process

Autores: Ana Carla Borges Brito, Jonathan Barros Silva e Julio Cesar Castilho Razera

Resumo

Os estudos de caso são metodologias ativas de ensino. São pequenas histórias usadas para estimular o processo investigativo dos alunos. As crenças de autoeficácia estão inseridas na teoria social cognitiva de Albert Bandura. São julgamentos da própria capacidade para se alcançar alguns objetivos. As crenças de autoeficácia estão diretamente relacionadas com a motivação das pessoas. Este artigo relata uma experiência educacional que teve como objetivo analisar a interface entre o uso de estudos de caso no ensino de Ciências e os processos motivacionais dos alunos, à luz das crenças de autoeficácia apresentadas na teoria de Bandura. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática com a participação de 20 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de questionário do tipo Likert, produção autoral dos alunos e entrevista. Os resultados indicaram que os estudos de caso proporcionaram aspectos mais positivos do que negativos na motivação dos alunos. Houve mobilização favorável nos julgamentos de autoeficácia e nas capacidades cognitivas dos alunos no processo de resolução dos problemas.

Abstract

Case studies are active instruction methodologies. They are short stories used to stimulate the students investigative process. Self-efficacy beliefs are embedded in Albert Banduras social cognitive theory. They are judgments on the ability to achieve certain goals. Self-efficacy beliefs are directly related to peoples motivation. This paper is about an educational experience that aims to analyze the interface between the use of case studies in science instruction and the students motivational processes, in light of the self-efficacy beliefs presented in the Bandura theory. To achieve this goal, a didactic sequence was developed with the participation of 20 students from the 7th year of elementary school. Data were collected using a Likert questionnaire, students authorial production and an interview. The results indicated that the case studies provided more positive than negative aspects in the students motivation. There was favorable mobilization in the students self-efficacy judgments and cognitive abilities in the problem solving process.

Palavras-chave

Autoeficácia, Motivação, Estudos de Caso.

Keywords

Self-efficacy, Motivation, Case Studies.

Texto em PDF