PROPONDO APROXIMAÇÕES ENTRE PAULO FREIRE E LUDWICK FLECK PARA A SELEÇÃO DE CONTEÚDOS E OBJETIVOS DE ENSINO

Proposing approaches between Paulo Freire and Ludwick Fleck for content selection and teaching objectives

Autores: Fábio Gabriel Nascibem

Resumo

Este artigo tem por objetivo construir um caminho para implementação de uma estrutura tendo por base os temas geradores para seleção de currículos e objetivos, em diferentes níveis de ensino. A reflexão se deu a partir de uma abordagem realizada junto a uma turma de licenciatura em biologia. Para tanto, retomamos alguns pressupostos, como diálogo entre saberes e a superação de visões distorcidas de ciência, para preparar campo e culminar em estratégias didáticas tomando base em referenciais freireanos. A aproximação de tais valores freireanos com o coletivo de pensamento fleckiano é a principal contribuição que pretendíamos dar. Aspiramos estimular outros estudos e proposituras a partir destas linhas gerais.

Abstract

This article aims to build a path for the implementation of a structure based on the generating themes for the selection of curricula and objectives, at different levels of education. The reflection was done based on an approach carried out with a biology undergraduate class. To this end, we took up some assumptions, such as a dialogue between knowledge and the overcoming of distorted visions of science, to prepare the field and culminate in didactic strategies based on Freirean references. The approximation of such Freirean values with the Fleckian collective of thought is the main contribution we intended to make. We aspire to stimulate other studies and propositions based on these general lines.

Palavras-chave

Ensino; Ludwick Fleck; Paulo Freire.

Keywords

Ludwick Fleck; Paulo Freire; Teaching.

Texto em PDF