As contribuições do educar pela pesquisa no estudo das questões energéticas

The contributions of the education by research in the study of energy issues

Autores: Rosangela Ferreira Prestes, Ana Maria Marques da Silva

Resumo

Este artigo apresenta um projeto interdisciplinar realizado em uma sala de aula de Física da 1ª série do ensino médio em uma escola pública, na exploração do tema fontes de energia, no qual a pesquisa em sala de aula proporcionou modificações em relação ao papel do professor e dos estudantes. Como resultado, o processo cíclico de questionamento, construção de argumentos e comunicação contribuiu para o desenvolvimento de novas competências, como a capacidade de questionamento crítico, a autonomia na busca do conhecimento e a melhoria da comunicação, ampliando o domínio do conhecimento sobre as questões energéticas.

Abstract

This paper presents an interdisciplinary project conducted in a physics classroom in the 1st grade of secondary education in a Brazilian public school, exploiting the theme of energy sources, in which the research in the classroom brought changes in the role of the teacher and of the students. As a result, the cyclical process of questioning, construction and communication of arguments contributed to the development of new skills, such as the ability of critical questioning, autonomy in the pursuit of knowledge and improving communication, with the expansion field of knowledge on energy issues.

Palavras-chave

Questões Energéticas; Educar pela Pesquisa; Projeto Interdisciplinar

Keywords

Energy Issues; Education by Research; Interdisciplinary Project

Texto em PDF