ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA...
Scientific literacy in the early years of fundamental education: a teaching sequence with the theme food conservation
Autores: Bárbara Scola Rodrigues, Matheus Ireno da Silva, Amanda Cristina Teagno Lopes Marques e Pedro Miranda Junior
Este artigo tem como objetivo analisar possíveis contribuições de uma sequência didática (SD) no processo de Alfabetização Científica (AC) de crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi desenvolvida uma SD à luz dos eixos estruturantes da AC (Sasseron, 2008) realizada junto a uma turma de 5º ano de uma escola pública estadual. Para produção de dados da pesquisa recorreu-se às anotações de campo, às produções dos alunos e às gravações das discussões realizadas em aula. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise de conteúdo e organizados em categorias de acordo com os três eixos estruturantes da AC: compreensão de termos e conceitos científicos; entendimento da natureza da ciência e dos processos de produção científica; compreensão de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Como resultados principais, notou-se que as crianças apresentaram desenvolvimento significativo da argumentação, apresentando articulação de termos e conceitos de natureza científica na proposição de explicações. Também foi possível observar que as contextualizações propiciadas pelas ações da SD sensibilizaram as crianças na percepção dos impactos do desenvolvimento científico e tecnológico. No entanto, apesar de algumas ações abordarem aspectos da natureza da ciência, evidenciou-se nesta pesquisa que as expressões desse tipo de conhecimento pelas crianças foram pouco frequentes no decorrer da SD.
This article aims to analyze possible contributions of a didactic sequence (DS) in the process of Scientific Literacy (SL) of children in the early years of Elementary School. To this end, a DS was developed on the foundations of the SL structural axes (Sasseron, 2008) carried out with a 5th year class of a state public school. For the production of research data, field notes, student productions and recordings of discussions held in class were used. The data were analyzed using the content analysis technique and organized into categories according to the SL three structural axes: understanding of scientific terms and concepts; understanding of the nature of science and scientific production processes; understanding of relations between science, technology and society. As main results, it was noted that the children presented a significant development of the argument, presenting an articulation of terms and concepts of a scientific nature in the explanation proposal. It was also possible to observe that the contextualization provided by the actions of the DS sensitized the children in the perception of the scientific and technological development impacts. However, although some actions address aspects of the nature of science, it was evident in this research that the expressions of this type of knowledge by children were uncommon during the course of DS.
Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Sequência Didática.
Scientific Literacy; Elementary School; Didactic Sequence.