DESENVOLVIMENTO DE UM MÉTODO DE ANÁLISE DE DIAGRAMAS SOBRE MEIOSE QUE AUXILIA AVALIAR...

Development of a method for analysis of meiosis diagrams to help evaluating misunderstandings about cell division

Autores: Luis Fonseca Guerra, Rafaella Cardoso Ribeiro, Marina de Lima Tavares e Adlane Vilas-Boas

A meiose é um dos conteúdos de genética que os estudantes de ensino básico e superior têm mais dificuldades. Embora existam muitos trabalhos relatando este problema, poucos auxiliam os educadores a diagnosticá-lo. Esta pesquisa propõe um método avaliativo para diagnosticar erros em diagramações de meiose. Elaborou-se um método com base na observação e categorização das principais características e erros relatados na literatura sobre o processo da meiose, como na replicação, ploidia, segregação, etc. Com este método, foram analisadas 139 diagramações da meiose resolvidas por estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas de uma disciplina optativa de ensino de genética. Verificou-se que 82,8% das diagramações apresentavam erros de representação de cromossomos replicados, locos e alelos, o que indica dificuldades dos estudantes para compreender conceitos genéticos importantes. Consideramos que um esforço deve ser empreendido para se entender os percursos mentais de estudantes envolvidos na resolução desse tipo de tarefa, de modo a contribuir para os objetivos de aprendizagem de genética.

Meiosis is one of the most difficult topics in genetics for both basic and higher education students. Although there are many reports on these failures, there are few that help educators to diagnose them. This research aimed at developing an evaluation method for diagnosing errors in diagrams of meiosis. In the present study, a method was developed based on the analysis of the main characteristics of the meiotic process, such as replication, ploidy, segregation, etc. With this method, we have analyzed 139 meiosis diagrams drawn by undergraduate Biology students during an elective course on genetics teaching. We found that 82,8% of the meiosis diagrams presented alternative ideas of representation of replicated chromosomes, loci and alleles, which indicates students difficulties in understanding important genetic concepts. We believe that an effort should be made to better understand students mental pathways involved in solving such tasks in order to contribute with genetics learning.

Aprendizagem de genética, diagramas de meiose, cromossomos, ploidia, licenciandos

genetics learning, meiosis diagrams, chromosomes, ploidy, licentiate students.