A MÚSICA CONTROVERSA COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA...

Controversial music as an instrument of scientific and technological literacy: an archetype of learning object in science teaching

Autores: Marcos Gervânio de Azevedo Melo

Resumo

A música controversa é um objeto de aprendizagem que compõe o jogo tríptico – objeto de aprendizagem amparado por um tema gerador, que se fundamenta em Paulo Freire, e que se divide em três etapas: (i) a música controversa, (ii) o jornal ideológico e (iii) o júri simulado – desenvolvido num processo de colaboração e cooperação com graduandos de licenciatura em ciências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Por isso, este texto tem o objetivo de identificar contribuições formativas para o graduando de licenciatura em ciências da citada universidade, no que se referem à alfabetização científico-tecnológica, ao construir a música controversa. A música controversa proporcionou um contato com dimensões e eixos estruturantes importantes à alfabetização científica dos atores. A construção da música controversa, bem como o conteúdo presente na mesma, foi fundamental à contemplação de aspectos que revelam como a ciência é construída e como esse conhecimento científico evolui.

Abstract

Controversial music is a learning object that makes up the triptych game - a learning object supported by a generative theme, based on Paulo Freire, and which is divided into three stages: (i) controversial music, (ii) the newspaper ideological and (iii) the simulated jury - developed in a process of collaboration and cooperation with undergraduate science graduates from the Federal Technological University of Paraná. For this reason, this text aims to identify formative contributions for the undergraduate student of science at the aforementioned university, with regard to scientific-technological literacy, when building controversial music. Controversial music provided contact with important dimensions and structural axes for the scientific literacy of the actors. The construction of controversial music, as well as the content present in it, was fundamental to the contemplation of aspects that reveal how science is built and how this scientific knowledge evolves.

Palavras-chave

Música controversa; Objeto de Aprendizagem; Alfabetização científico-tecnológica.

Keywords

Controversial music; Learning Object; Scientific-technological literacy.

Texto em PDF