O ENSINO DE FISICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM KIT EXPERIMENTAL COM ARDUINO PARA O ENSINO...

Physics teaching and meaningful learning: an experimental kit with Arduino for free fall teaching

Autores: Weimar Silva Castilho, Denise Lima Oliveira e Marco Vinicius Gomes Dutra

O presente trabalho analisa uma atividade experimental comparativa entre dois aparatos experimentais de queda livre, desenvolvida durante as aulas de Física em uma turma de primeira série do ensino médio. O objetivo da aplicação dessa metodologia foi o apresentar um material de apoio de fácil reprodução para os professores que trabalham com essa disciplina no ensino médio, bem como promover uma aprendizagem mais ativa e significativa para os estudantes, incentivando a aprendizagem a partir de resolução de problemas, amparados por recursos tecnológicos da robótica. No momento da atividade experimental foram feitas algumas considerações relativas ao cálculo da gravidade local. Na sequência, apresentaram-se os roteiros experimentais para a obtenção dos dados. Para realizar a atividade, dividiram-se os estudantes em dois grupos: o primeiro grupo realizou a atividade com equipamento comercial, o segundo grupo utilizou o aparato experimental com o Arduino; logo depois os grupos foram invertidos. Os resultados obtidos possibilitaram a percepção de que a realização de atividades experimentais com foco na aprendizagem ativa dos alunos propiciou a compreensão dos conceitos abordados durante a prática; outrossim, demonstrou as vantagens do uso do Arduino na realização do experimento, o baixo custo na aquisição dos componentes e a precisão dos resultados, equivalente aos equipamentos produzidos comercialmente para os laboratórios didáticos de Física.

The present work is a comparative experimental activity between two experimental freefall devices. The objective was to present easy-to-reproduce support material for first-year high school teachers. At the moment of the experimental activity, some considerations were made regarding the local gravity calculation and then presented the experimental scripts to obtain the data. To perform the activity, the students were divided in two groups: the first group performed the activity with commercial equipment, the second group used the experimental apparatus with Arduino, and soon after the groups were inverted. The results show the advantages of using Arduino in the experiment, such as low cost in the acquisition of components and precision of the results, equivalent to the equipment commercially produced for the didactic Physics laboratories

ensino de FĂ­sica, kit experimental, Arduino, aprendizagem significativa.

arduino, free fall, Physics Education.