UM ROLE-PLAYING GAME (RPG) PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

A Pedagogical Role-Playing Game (RPG) for Astronomy Teaching

Autores: Felipe Rodrigues Perche Mahlow, Rosa Maria Fernandes Scalvi, Marcelo Fernandes Scalvi e Gabriel GuimarĂ£es Ferreira Ramos

Este artigo relata a confecção, aplicação e análise de um Role-Playing Game (RPG) pedagógico voltado para o ensino de Astronomia. O conceito de RPG será apresentado, assim como premissas e motivações para tal, apontando-se evidências na literatura que indicam benefícios de sua utilização.  Entre os pilares de seu desenvolvimento, destaca-se a interdisciplinaridade, envolvendo disciplinas correlatas à astronomia, como a geografia, história, física e matemática, demonstrando assim, como estas áreas estão interligadas e transcendem as divisões comuns dispostas em ambiente escolar. Espera-se que este seja capaz de motivar os alunos, para que tenham vontade de prosseguir na aventura, rumo ao aprendizado. Após a confecção do jogo, foi realizada a sua aplicação para uma turma de 19 alunos em uma disciplina eletiva de Astronomia em uma Escola Estadual de período integral no município de Bauru, São Paulo. Dados a respeito desta foram obtidos através de um questionário respondido pelos estudantes que participaram. Os resultados obtidos, assim como a experiência da aplicação foram analisados segundo a metodologia de Análise de Conteúdo e vieram a corroborar fortemente com a conclusão já apontada na literatura de que o RPG pode ser utilizado com muitos benefícios como ferramenta didática em sala de aula.

This article reports the making, application and analysis of a pedagogical role-playing game (RPG) focused on the teaching of astronomy. The concept of RPG will be presented, as well as premises and motivations for this, pointing to evidence in the literature that indicates benefits of its use. Among the pillars of its development, interdisciplinarity stands out, involving disciplines related to astronomy, such as geography, history, physics and mathematics, thus demonstrating how these areas are interconnected and transcend the common divisions arranged in the school environment. It is hoped that it will be able to motivate students so that they will want to pursue the adventure towards learning. After the game was made, it was applied to a class of 19 students in an elective Astronomy discipline at a full-time State School in Bauru, São Paulo. Data on this were obtained by applying a questionnaire to the students who participated. The obtained results, as well as the application experience were analyzed according to the Content Analysis methodology and came to strongly corroborate with the conclusion already pointed in the literature that the made RPG can be used with many benefits as a didactic tool in the classroom.

RPG; Ensino de Física; Jogos Didáticos

RPG; Physics Teaching; Didátic Games