PROPOSTA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: RÁDIO...

Science and Technology Teaching Proposal for 9th Grade Students: Homemade Radio and Solar Panel

Autores:

Vivaldo Júnior Progênio Dias, Elielson Pinto Gama, Jordan Del Nero, Carlos Alberto Brito da Silva Júnior 

Resumo

O artigo foi desenvolvido no contexto de projetos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Física da UFPA (GPECF) que visem aplicar estratégias de ensino para auxiliar nas aulas de física e facilitar o processo de aprendizagem dos conceitos em Física dos alunos. Ele tem como proposta de ensino de Ciência e Tecnologia (C&T) a utilização do rádio FM (transmissor e receptor) e da célula/painel/placar solar por meio de experimentos (construção, funcionamento e explicação) caseiro de baixo custo e softwares (Frifzing e Origin) nas aulas de Ciências Físicas em uma turma matutina de 20 alunos do 9º ano da E.M.E.F “Santo Antônio” localizada na zona rural de Breves-Pa. Adota-se os documentos oficiais PCNs e BNCC que orientam com relação aos conteúdos e ao ensino de Ciências da Natureza, bem como o referencial teórico Delizoicov (1982) que aborda a metodologia dos três momentos pedagógicos (3MP) a partir de aulas dialógicas e problematizadoras. Os resultados alcançados por meio de pesquisa quali-quantitativa através de registros de imagens, observação sobre as atividades realizadas e coleta de dados por meio de notas de campo, cálculos e gráficos, possibilitaram um maior envolvimento dos alunos na construção de seu próprio conhecimento por meio de 4 categorias: curiosidade epistemológica, dialogicidade, aspecto aplicado ao conhecimento científico e compreensão conceitual.

Abstract

The article was developed in the context of projects of the Research Group on Teaching Science and Physics at UFPA (GPECF) that aim to apply teaching strategies to assist in physics classes and facilitate the process of learning concepts in physics of students. It has as proposal to teach Science and Technology (S&T) the use of the FM radio (transmitter and receiver) and the cell/panel/solar scoreboard through low-cost home experiments (construction, operation and explanation) and software (Frifzing and Origin) in Physical Science classes in a morning class of 20 students of 9th grade from EMEF Santo Antônio located in the rural area of ​​Breves-Pa. The official PCNs and BNCC documents are adopted, which provide guidance regarding the contents and teaching of Natural Sciences, as well as the theoretical framework Delizoicov (1982) which addresses the methodology of the three pedagogical moments (3PM) from dialogic and problematizing classes. The results achieved by means of quali-quantitative research through image records, observation of the activities carried out and data collection by means of field notes, calculations and graphs, enabled a greater involvement of students in the construction of their own knowledge through 4 categories: epistemological curiosity, dialogicity, aspect applied to scientific knowledge and conceptual understanding.

Palavras-chave

C&T. 3MP. Rádio FM. Painel Solar. Experimentos e Softwares.

Keywords

S&T. 3PM. FM Radio. Solar Panel. Experiments and Softwares.

Texto em PDF