FRAMEWORK PARA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE CÁLCULO NUMÉRICO

Diagnostic assessment framework for numerical methods

Autores:

Jean Piton-Gonçalves e Marcus Vinicius de Araujo Lima

O presente trabalho desenvolve e aplica um framework para avaliações diagnósticas em disciplinas de Cálculo Numérico. A revisão da literatura não identificou trabalhos com essa temática. Buscando preencher esta lacuna, o framework para Avaliação Diagnóstica em Cálculo Numérico (Diagnostic Assessment Framework for Numerical Methods, DAF-NuM) é um instrumento inédito que norteia a elaboração de testes diagnósticos que avaliam um conjunto de conhecimentos que um estudante de engenharia deve compreender para cursar adequadamente tal disciplina. Partindo desse framework, foi aplicado um teste diagnóstico computadorizado a 105 estudantes. Resultados dessa pesquisa revelam que é possível elaborar um teste pautado no DAF-NuM, que contribui para se compreender, de fato, as inter-relações entre o conteúdo aprendido em situações e/ou disciplinas anteriores (pré-requisitos) e como esse conteúdo ocorre em outra disciplina.

This work develops and applies a framework for diagnostic assessment in numerical methods courses. The literature review does not identify works with this topic. To fill this gap, the Diagnostic Assessment Framework for Numerical Methods (DAF-NuM) is a new tool that aim the development of diagnostic tests that assess a set of knowledge that an engineering student must understand to take this course. From this framework, a computerized diagnostic test was applied to 105 students. Results reveal that it is possible to develop a test-based on DAF-NuM, which helps to understand, in fact, the interrelationships between the content learned in previous situations and/or courses (prerequisites) and how this content happens in another course.

Avaliação Diagnóstica, Framework, Cálculo Numérico.

Diagnostic Assesssment, Framework, Numerical Methods.