ANÁLISE DOS REGISTROS ESCRITOS E DESENHOS POR MEIO DOS INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Analysis of written records and drawings using the Scientific Literacy Indicators

Autores:

Juliana de Oliveira Silva, Nathália Virginia Santos de Menezes, Viviane Briccia e Miríades Augusto da Silva

Resumo

O Ensino por Investigação tem sido apontado por diversos autores como uma abordagem didática capaz de desenvolver habilidades e atingir objetivos maiores para o ensino de ciências.  O estudo aqui apresentado teve por objetivo realizar análises de texto escrito e desenhos de alunos do ensino fundamental I em uma escola da região de Ilhéus, tendo por referência os trabalhos já analisados em outros contextos. Observamos que assim como em outros trabalhos, a produção textual e pictórica dos alunos nos dão indícios que os mesmos estão em um processo de Alfabetização Científica. Notamos ainda que a inserção dos alunos em atividades investigativas professor estabelece a mediação faz com que os alunos se percebam construtores do conhecimento científicos.

Abstract

Teaching by Inquiry has been pointed out by several authors as a didactic approach capable of developing skills and achieving greater goals for science teaching. The study presented here aimed to carry out analyzes of written text and drawings of elementary school students in a school in the region of Ilhéus, having as reference the works already analyzed in other contexts. We observed that, as in other works, the textual and pictorial production of the students gives us indications that they are in a process of Scientific Literacy. We also note that the insertion of students in investigative activities in which the teacher establishes mediation makes students perceive themselves as builders of scientific knowledge.

Palavras-chave

Formação de professores; Alfabetização científica; Ensino Fundamental I

Keywords

Teacher training; Scientific literacy; Elementary Education I

Texto em PDF