LITERATURA E QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: ATIVIDADES PARA GERAR REFLEXÃO COM CRIANÇAS DA CRECHE

Literature and socio-scientific issues: activities to generate reflection with daycare children

Autores: Adriana Maria de Oliveira Rodrigues Melo, Stefannie Dusek de Novaes Wernek e Maria Cristina do Amaral Moreira

Resumo

O estudo é um relato de experiência realizado a partir da articulação de leituras e algumas atividades desenvolvidas com crianças da Educação Infantil. Partindo da leitura de poemas do livro ‘Colo da avó’ de Roseana Murray, voltadas para o universo infantil, escritos pela autora para os netos, realizamos rodas de conversa, brincadeiras, trabalhos manuais, atividades culinárias, reunião com as avós das crianças para um chá etc. A proposta da leitura do livro partiu de um projeto da creche realizado em 2017. Utilizando como fio condutor os poemas lidos, realizamos atividades que oportunizassem reflexões sobre questões sociocientíficas (cuidado com o meio ambiente, reaproveitamento de brinquedos e de alimentos) relacionadas às realidades das crianças. Incluímos seis atividades sempre feitas após a leitura de algum poema. Como resultados percebemos que, para além do estímulo no interesse das crianças pelos poemas e pela leitura, explorado na vivência do cuidado com o meio ambiente, foi possível levá-las a se formar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Desta forma, oportunizando a conscientização crítica para com o meio ambiente.

Abstract

The present study is an experience report based on the articulation of readings and some activities developed with children in Early Childhood Education. Starting from the reading of poems from Roseana Murray book Colo da avó, aimed at the children universe, written by the author for grandchildren, we carry out conversation circles, games, handicrafts, culinary activities, meetings with children grandparents for tea etc. A proposal to read the book of a daycare project carried out in 2017. Using as a guideline for read poems, we carry out activities that provide reflections on socio-scientific issues (care for the environment, reuse of toys and food) related to children realities. We included six activities always done after reading a poem. As the perceived results, in addition to stimulating the children interest in poems and reading, explored in the experience of caring for the environment, it was possible to reproduce how to form multipliers of the acquired students. Thus the activities provide a critical awareness of children of the environment.

Palavras-chave

Educação infantil, literatura infantil, questões sociocientíficas.

Keywords

Early childhood education, children literature; socio-scientific issues.

Texto em PDF