TRILHANDO CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ...

Traveling paths for natural Science teachings in youth and adult education from a generator theme

Autores:

Renata Deli da Rosa Ribeiro, Josiane Marques da Silva, Diuliana Nadalon Pereira, Sabrina Gonçalves Marques e Cristiane Muenchen

Resumo

O presente artigo contempla uma pesquisa, desenvolvida no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, que teve como objetivo a realização do processo de Investigação Temática para obtenção do Tema Gerador como estruturante curricular da área de Ciências da Natureza, em uma escola que engloba múltiplas comunidades. Assim, a partir deste estudo, se percebeu que a busca pelo Tema Gerador nesse cenário pode ser viável através de um tema mais amplo, o qual é capaz de contemplar as principais contradições vivenciadas pelos sujeitos. Dessa maneira, os resultados que emergiram neste estudo sinalizam para a possibilidade de utilizar A Segunda Capital Farroupilha que Queremos, como Tema Gerador com outros aspectos que podem ser elencados como subtemas e que contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos da área de Ciências da Natureza. Portando, visto os resultados obtidos, considera-se como necessária a ampliação das ações no processo de obtenção do Tema Gerador, para melhor compreender as contradições vividas por todas as comunidades, bem como do uso de mais instrumentos que auxiliem nas problematizações da realidade das comunidades.

Abstract

This article contemplates a research developed in the field of Youth and Adult Education, which aimed to carry out the Thematic Research process to obtain the Generator Theme as a curricular structuring of the area of ​​Natural Sciences, in a school that encompasses multiple communities. Thus, from this study, it was realized that the search for the Generator Theme in this scenario can be viable through a broader theme, which is able to contemplate the main contradictions experienced by the subjects. Thus, the results that emerged in this study indicate the possibility of using The Second Farroupilha Capital We Want, As a Generating Theme with other aspects that can be listed as subthemes and that contribute to the development of knowledge in the area of ​​Natural Sciences. Therefore, in view of the results obtained, it is considered necessary to expand the actions in the process of obtaining the Generador Theme, in order to better understand the contradictions experienced by all communities, as well as the use of more instruments that assist in problematizing the reality of the communities.

Palavras-chave

Investigação Temática; EJA; Ciências da Natureza

Keywords

Thematic research; EJA; Natural Sciences

Texto em PDF