CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXPERIMENTAL BASEADA EM CONTEÚDOS SOBRE NATUREZA ELÉTRICA...

Construction and application of experimental teaching sequence based on contents on electrical nature of matter

Autores: Sabrina Nunes Sales, Joacy Batista de Lima, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira Marques e Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques

Resumo

Conteúdos relacionados à natureza elétrica da matéria estão entre os de maior dificuldade de entendimento nas aulas de ciências do nono ano. Este trabalho objetivou a construção e a aplicação de uma sequência didática experimental para alunos do nono ano de escola pública da cidade de Codó-MA. Para a sequência didática, foram propostos três momentos, sendo: microaula, experimentação e produção textual. Os dados foram avaliados a partir de questionário diagnóstico e análise de conteúdo. Os experimentos foram essenciais na discussão de temas e conteúdos sobre a natureza elétrica da matéria. Percebeu-se que os alunos associaram o tema ao cotidiano, porém, evidenciado mais os conteúdos da física do que da química, mesmo a experimentação estando voltada para processos e reações químicas.

Abstract

Contents related to the electrical nature of the subject are among the most difficult to understand in ninth grade science classes. This work the construction and application of an experimental didactic sequence for students of the ninth grade of public school in Codó-MA. For the didactic sequence, three moments were proposed: micro class, experimentation and textual production. Data were evaluated from diagnostic questionnaire and content analysis. The experiments were essential in the discussion of themes and contents about the electric nature of matter. It was noticed that the students associated the theme with daily life, however, evidencing more the contents of physics than chemistry, even the experimentation being focused on processes and chemical reactions.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Sequência Didática, Natureza elétrica da matéria.

Keywords

Science teaching, Following teaching, Electric nature of matter.

Texto em PDF