FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA À DISTÂNCIA: A EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA

Continuing and distance education of physics teachers: the science epistemology

Autores:

Francisco Alexandre de Oliveira Feitosa e Afrânio de Araújo Coelho

Resumo

Aqui se apresenta a síntese de uma pesquisa que descreve e analisa qualitativamente um curso à distância, via Internet, sobre Epistemologia da Ciência para professores de Física (CEC). O primeiro objetivo do CEC foi discutir a pertinência e importância da epistemologia da Ciência para o ensino da Física. O segundo objetivo foi apresentar os principais pressupostos da epistemologia de Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend e Gaston Bachelard e discutir o reflexo dessas ideias sobre a prática docente de Física. Já o objetivo da pesquisa foi avaliar a viabilidade e eficácia do CEC. Apesar da alta taxa de evasão, os concludentes tiveram um bom desempenho nas atividades propostas e se mostraram motivados ao longo de todo curso obtendo ao final resultado satisfatório

Abstract

This paper presents a summary of a graduate thesis which qualitatively describes and analyses a science epistemology e-learning course for physics teachers (CEC). CEC s objectives were to discuss the relevance and importance of science epistemology for physics teaching, to present the major assumptions of the epistemology of Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Paul Feyerabend and Gaston Bacherlard and discuss the impact of these ideas on physics teaching practice, and to evaluate CEC s own viability and success. Despite the high dropout rates, students that successfully completed the course had good performance in the proposed activities and proved motivated throughout the whole course.

Palavras-chave

Formação continuada; educação à distância; epistemologia da ciência.

Keywords

Continuing education; distance learning; science epistemology.

Texto em PDF