JOGO DIDÁTICO DE CARTAS PARA REVISÕES CONCEITUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Educational Card Game for Conceptual Revisions in the Teaching of Organic Chemistry

Autores: Edemar Benedetti Filho, Alexandre D. Martins Cavagis e Luzia Pires dos Santos Benedetti

Resumo

O presente artigo descreve o desenvolvimento de um jogo didático de cartas e sua aplicação no ensino de Química Orgânica, mais especificamente na revisão de conceitos relacionados à identificação e reconhecimento de fórmulas estruturais, regras sistemáticas de nomenclatura, bem como propriedades de compostos pertencentes a diferentes funções orgânicas. O jogo foi aplicado em salas de aula de uma escola pública, com participação de 84 alunos cursando o 3º ano do Ensino Médio, envolvendo também o professor de Química e estudantes de licenciatura em Química, no âmbito da disciplina de estágio supervisionado. Avaliações realizadas antes e após a aplicação do jogo demonstraram melhora na aprendizagem e aumento de interesse dos alunos pela disciplina. Os resultados também permitiram constatar que o jogo contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais à formação cidadã, tais como iniciativa e capacidade de argumentação, ampliando a cooperação coletiva e melhorando as relações interpessoais em sala de aula. Dessa forma, reiteram-se a importância e a eficácia das atividades lúdicas, tanto na motivação à aprendizagem quanto na formação inicial e continuada de professores de Química.

Abstract

This article describes the development of an educational card game and its application in the teaching of Organic Chemistry, more specifically in the revision of concepts related to the identification and recognition of structural formulas, systematic rules of nomenclature, as well as properties of compounds belonging to different organic functions. The game was applied in classrooms from a public school, with participation of 84 high school students coursing the 3rd year, beyond involving the Chemistry teacher and undergraduate students in Chemistry, coursing the supervised practice internship. Assessments carried out before and after application of the game showed improvement in learning and increased interest of students for the subject. Results also showed that the game contributed to the development of essential skills in citizen education, such as initiative and argumentation capacity, expanding collective cooperation and improving interpersonal relationships in the classroom. Thus, the importance and effectiveness of playful activities are reiterated, both in motivating learning and in the initial and continuing training of Chemistry teachers.

Palavras-chave

Jogo didático; Ensino de Química; Formação cidadã.

Keywords

Educational game; Chemical Education; Citizenship education.

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