INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE ALUNO E TUTOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ...

Influence of social interactions between student and tutor on the teaching-learning process of a collaborative activity carried out in a non-formal space

Autores:

Daniel Victor Lima de Souza, Pamela Pereira Nunes, Renato Henriques de Souza e Thierry Ray Jehlen Gasnier 

Resumo

Atividades colaborativas em espaços não formais possuem forte respaldo na abordagem construtivista de Lev Vygotsky. Nesses espaços, há a possibilidade de aplicação de um modelo no qual alunos experientes atuem como tutores para auxiliar alunos iniciantes. Neste sentido, esse trabalho analisou a influência das interações sociais entre alunos e tutores no processo de ensino-aprendizagem durante uma atividade colaborativa em um espaço não formal. A pesquisa foi realizada com alunos de Ciências Biológicas da disciplina Prática Curricular em Ecologia e Bioestatística, aplicada na Fazenda Experimental da UFAM, no município de Manaus (AM) no ano de 2019. Os instrumentos de coleta de dados foram observação e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi organizada à luz de categorias obtidas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que a atividade colaborativa ocasionou no desenvolvimento de habilidades relacionadas a prática científica e as interações sociais. Também demonstrou as potencialidades de uso dos espaços não formais para futuros professores e pesquisadores, sendo um modelo passível de ser adotado por disciplinas análogas de diferentes áreas de conhecimento

Abstract

Collaborative activities in non-formal spaces are strongly supported by Lev Vygotsky s constructivist approach. In these spaces, there is the possibility of applying a model in which experienced students act as tutors to assist beginning students. In this sense, this paper analyzed the influence of social interactions between students and tutors in the teaching-learning process during a collaborative activity in a non-formal space. The research was carried out with Biological Sciences students of the Curricular Practice in Ecology and Biostatistics discipline, applied at UFAM Experimental Farm, in the city of Manaus (AM) in 2019. The instruments of data collection were observation and semi-structured interview. Data analysis was organized in the light of categories obtained through Content Analysis. The results showed that the collaborative activity resulted in the development of skills related to scientific practice and social interactions. It also demonstrated the potential for using non-formal spaces for future teachers and researchers, being a model that can be adopted by similar disciplines from different areas of knowledge.

Palavras-chave

ensino de ciências; espaço não formal; tutoria

Keywords

science teaching; non-formal space; tutoring

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