REESTRUTURAÇÃO DA DISCIPLINA DE CROMATOGRAFIA DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA A PARTIR DA AMPLIAÇÃO DO NÚMERO...
Restructuring the Chromatography Discipline of a Technical Course in Chemistry from extending the Number of Experimental Classes
Autores: Ana Paula Fortunato Maciel, Marcus Vinicius da Silva Sales e Wagner da Silva Terra
O ensino profissionalizante é historicamente marcado por características do modelo tecnicista, as quais perduram até os dias de hoje. Sendo, portanto, perceptível a necessidade da quebra desse paradigma, estimulando a consciência crítica, tanto do educando quanto do educador, de forma coletiva, social e política. Nesse contexto o presente trabalho visou minimizar as marcas tecnicistas presentes no ensino da disciplina de Cromatografia de um curso profissionalizante em Química, por meio da inserção de aulas práticas investigativas grau 1. A aplicação da proposta possibilitou a comparação entre turmas do referido curso, sendo duas com atividades predominantemente teóricas e as outras duas com predominância de atividades experimentais investigativas. Os dados obtidos foram analisados quantitativamente, por meio dos testes F de Snedecor e t de student, e qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo. Após coleta e análise dos dados, foi possível identificar indícios de aprendizagem significativa principalmente nas turmas que tiveram a disciplina majoritariamente experimental.
Vocational education is historically marked by characteristics of the technicist model, which continue to the present day. Therefore, it is noticeable the need to break this paradigm, stimulating the critical awareness, both of the student and the educator, collectively, socially and politically. In this context the present work aimed to minimize the technicist marks present in the teaching of the Chromatography discipline of a mid-level chemistry course, by inserting level 1 investigative practical classes. The proposal allowed the comparison between classes of the referred course, being two with predominantly theoretical activities and the other two with predominance of investigative experimental activities. The data obtained were analyzed quantitatively, using the Snedecor F and student t tests, and qualitatively through Content Analysis. After collecting and analyzing the data, it was possible to identify evidence of meaningful learning, especially in the classes that had the mostly experimental discipline.
Ensino Profissionalizante; modelo tecnicista; aprendizagem significativa.
Vocational education; technicist model; meaningful learning.