O POTENCIAL DOS ESPAÇOS NATURAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE EXPERIMENTAÇÃO COM ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

The Potential of Open Spaces for Teaching Chemistry: a Proposal for Experimentation with an Interdisciplinary Approach

Autores: Paula Macedo Lessa dos Santos, Carla Marcia Alvarenga da Silva, Cintia Teles Siqueira, Debora Fiame Alves, Nadila Maria Correa da Cunha Esteves Alves e Antonio Carlos de Oliveira Guerra

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo explorar o potencial de espaços não formais de aprendizagem, como instrumento ativo e efetivo para a formação continuada de docentes da Química. Metodologicamente, adotou-se um planejamento baseado em três etapas: pré-visita, visita e pós-visita, uma roteirização pré-estabelecida pelos professores e experimentos voltados à análise da água da Baía de Guanabara, inspirados numa abordagem investigativa para o ensino de ciências. O espaço visitado foi a praia do manguezal, situada na Ilha do Fundão, RJ. O público-alvo foram professores em formação continuada, estudantes de um mestrado profissional em Ensino de Química. Como resultado, os professores perceberam a complexidade em se aliar os conhecimentos escolares aos experimentos investigativos, integrando-os ao espaço não formal de aprendizagem. O protagonismo do estudante e as muitas outras possibilidades de atividades que tais espaços podem propiciar foram apontados pelos participantes.

Abstract

The present work aims to explore the potential of non-formal learning spaces, as an active and effective instrument for the continuing education of Chemistry teachers. Methodologically, a planning based on three stages was adopted: pre-visit, visit and post-visit, a script pre-established by the teachers and experiments aimed at the analysis of the water of Guanabara Bay, inspired by an investigative approach to science teaching. The space visited was the mangrove beach, located on Ilha do Fundão, RJ. The target audience were teachers in continuing education, students with a professional masters degree in Chemistry Teaching. As a result, teachers realized the complexity of combining school knowledge with investigative experiments, integrating them into the non-formal learning space. The role of the student and the many other possibilities of activities that such spaces can provide were pointed out by the participants.

Palavras-chave

Aula na praia; Análise de água; Experimentação Investigativa: Espaços não Formais de Educação.

Keywords

class on the beach, water analyzes, investigative experiments, non-formal learning space

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