RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS SOBRE MICRORGANISMOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS ...
Reframing of concepts about microorganisms through concept maps in high school students
Autores:
Paloma Nathane Nunes de Freitas, José Fabiano Costa Justus, Sônia Alvim Veiga Pileggi e Marcos Pileggi
O objetivo deste trabalho foi identificar a concepção que alunos do ensino médio possuem sobre microrganismos por meio de mapas conceituais. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública no estado do Paraná. A metodologia fundamentou-se na construção de uma sequência didática e na elaboração de mapas conceituais, que foram analisados utilizando o método adaptado a partir da Análise Estrutural de Mapas Conceituais. As atividades da sequência didática ocorreram por meio de aula teórico-prática, na qual foram abordados os principais grupos de microrganismos e suas características, a desvinculação de interpretações equivocadas por parte dos alunos, bem como a relação e contribuição desses organismos ao seu cotidiano. Além disso, a microbiologia foi abordada como ciência e em seus aspectos práticos, demonstrando como ocorre o cultivo desses seres para pesquisas, quando os alunos tiveram a oportunidade de coletá-los e observá-los. Foram obtidos dois mapas, um antes e outro após essa intervenção didática. No primeiro mapa obtido há o reflexo de que a microbiologia pode parecer abstrata. No segundo mapa as atividades possibilitaram desvincular determinados conceitos do senso comum e aproximar os alunos de conceitos científicos de modo a levá-los a compreender a importância do conhecimento científico e de como isso pode levar a transformações em suas vidas.
The objective of this work was to identify the concept that high school students have about microorganisms through concept maps. The research was carried out in a public school in the state of Paraná. The methodology was based on the construction of a didactic sequence and the elaboration of concept maps, which were analyzed using the method adapted from the Structural Analysis of Concept Maps. The didactic sequence activities took place through theoretical-practical classes, in which the main groups of microorganisms and their characteristics were addressed, the untying of misinterpretations by the students, as well as the relationship and contribution of these organisms to their daily lives. In addition, microbiology was approached as science and in its practical aspects, demonstrating how these beings are cultivated for research, when students had the opportunity to collect and observe them. Two maps were obtained, one before and the other after this didactic intervention. In the first map obtained there is a reflection that microbiology may appear abstract. In the second map, the activities made it possible to disentangle certain concepts from common sense and bring students closer to scientific concepts in order to lead them to understand the importance of scientific knowledge and how it can lead to changes in their lives.
Aprendizagem Significativa. Ensino de Microbiologia. Mapas Conceituais
Meaningful Learning. Teaching of Microbiology. Conceptual Maps.