A ARTE MUSICAL COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO CIENTÍFICO DOS SISTEMAS GENITAIS

Musical Art as an Active Methodology in the Scientific Education of Genital Systems

Autores:

Francisco Denilson Rodrigues Gomes, Fabrício Bonfim Sudério e Francisco Nunes de Sousa Moura 

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa foi averiguar a eficácia da utilização de paródias como uma metodologia ativa no ensino de sistemas genitais. A experiência foi vivenciada com 39 alunos de uma escola municipal de Ipaporanga - CE. Os dados coletados foram avaliados com base na composição das paródias elaboradas pelos discentes relacionadas ao conteúdo de sistemas genitais, utilizando-se um questionário com perguntas específicas sobre o tema da pesquisa, o qual foi aplicado antes e depois da construção das paródias. As respostas observadas no questionário pós-teste, quando comparadas com o pré-teste, indicou uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Percebeu-se que nessa experiência vivenciada, a utilização de paródias no ensino de ciências mostrou eficiência no sentido de envolver e motivar os estudantes para o desenvolvimento das atividades em sala de aula.

Abstract

The general objective of this research was to investigate the effectiveness of using parodies as an active methodology in teaching genital systems. The experience was lived with 39 students from a municipal school in Ipaporanga - CE. The collected data were evaluated based on the composition of the parodies elaborated by the students related to the content of genital systems, using a questionnaire with specific questions about the research theme, which was applied before and after the construction of the parodies. The responses observed in the post-test questionnaire, when compared with the pre-test, indicated an improvement in student learning. It was noticed that in this lived experience, the use of parodies in science teaching showed efficiency in the sense of involving and motivating students to develop activities in the classroom.

Palavras-chave

Ensino de ciências. Educação sexual. Paródias

Keywords

Science teaching. Sex education. Parodies.

Texto em PDF