SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DA DIVERSIDADE DOS CRUSTÁCEOS: CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO...

Practical classes in Education of Crustace Diversity: A Contribution to Scientific Braining in Basic Education

Autores:

Eliandra Araújo Souza e Joeliza Nunes Araújo

Resumo

Este trabalho teve por objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática para a aprendizagem significativa de conceitos sobre Crustáceos com alunos da Educação Básica. A pesquisa teve como sujeitos participantes alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Parintins-AM e a metodologia teve abordagem qualitativa com revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Na pesquisa de campo realizou-se uma sequência didática com aula de campo, coleta de crustáceos, produção de texto e construção de mapas conceituais para a aprendizagem sobre os crustáceos. A análise dos dados obtidos revelou que a sequência didática permitiu a assimilação e retenção de conceitos sobre os crustáceos pelos alunos

Abstract

This work aimed to evaluate the contribution of a didactic sequence to the meaningful learning of concepts about Crustaceans with students of Basic Education. The research had as participating subject s students of the 3rd year of High School of a public school in the city of Parintins-AM and the methodology had a qualitative approach with bibliographic review and field research. In the field research, a didactic sequence was carried out with field classes, collection of crustaceans, text production and construction of conceptual maps for learning about crustaceans. The analysis of the obtained data revealed that the didactic sequence allowed the assimilation and retention of concepts about crustaceans by the students.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa; Ensino de Zoologia; Aulas de Campo

Keywords

Meaningful learning; Zoology teaching; field classes.  

Texto em PDF