ENSINO DE ECOLOGIA NA PESPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Teaching ecology in the perspective of Historical - Critical Pedagogy: a report of experience in basic education

Autores: Lucas Martins de Avelar, Adrielly Rodrigues Alves, Larissa de Mello Evangelista e Rones de Deus Paranhos

Resumo

Este trabalho versa sobre as atividades realizadas durante a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiânia. O objetivo do estudo foi elaborar, desenvolver e avaliar uma unidade didática segundo a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para o ensino de Ecologia em duas turmas de sexto ano do Ensino Fundamental II de uma das escolas parceiras do estágio. A proposta configurou-se a partir da relação conteúdo e forma e teve como referencial para a seleção dos conteúdos biológicos Nascimento Jr (2010) e para a organização pedagógica das atividades a PHC de Saviani (2013), didatizada por Gasparin (2012). Foram realizadas quatorze aulas, nas quais foram problematizadas diferentes dimensões dos conteúdos de Ecologia. A análise da experiência vivida no estágio aponta que a maior dificuldade reside no fato da não compreensão total por parte dos educandos e educandas sobre a natureza do conhecimento científico e seus conceitos como saberes em movimento, produto de construções humanas sócio historicamente localizadas. A hipótese é de o período relativamente curto de estágio, cerca de três meses, tenha contribuído para a não identificação pelos professores estagiários de todos os possíveis elementos de mobilização dos discentes. Todavia, mesmo em curto período, a unidade didática proporcionou aos alunos e alunas, mesmo que de forma embrionária a ressignificação de seu olhar frente aos conteúdos da ecologia. Os resultados sinalizam ainda a necessidade da inserção integral da PHC enquanto fundamento organizativo para um ensino de ciências e biologia que vise a humanização dos sujeitos.

Abstract

This work exposes about the activities carried out during the course of Compulsory Curricular Internship III of the Degree in Biological Sciences at the Federal University of Goiás - Goiânia Regional. The objective of the study was to elaborate, develop and evaluate a didactic unit according to the Historical-Critical Pedagogy (PHC) for the teaching of Ecology in two classes of sixth year of Elementary School II of one of the partner schools of the internship. The proposal was configured based on the relationship between content and form and had as reference for the selection of biological content Nascimento Jr (2010) and for the pedagogical organization of activities, the PHC of Saviani (2013), taught by Gasparin (2012). Fourteen classes were held, in which different dimensions of Ecology contents were discussed. The analysis of the experience lived in the internship points out that the greatest difficulty lies in the fact that students and students do not fully understand the nature of scientific knowledge and its concepts as knowledge in movement, a product of human historically located constructions. The hypothesis is that the relatively short period of internship, about three months, contributed to the non-identification by the trainee teachers of all possible elements of mobilization of the students. However, even in a short period, the didactic unit provided students, albeit in an embryonic way, with the resignification of their view regarding the contents of ecology. The results also signal the need for the full insertion of PHC as an organizational foundation for teaching science and biology aimed at humanizing the subjects.

Palavras-chave

Unidade didática; Pedagogia Histórico-Crítica; Ensino de ciências; Formação de professores.

Keywords

Didactic unit; Historical-Critical Pedagogy; Science teaching; Teacher training

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