UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA CIÊNCIA POR MEIO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

A Historical Approach of Science through Learning Projects

Autores: Thais Campos de Oliveira Freitas, Isabel Cristina de Siqueira, Domingos Savio de Aquino Fortes, Marco Antonio Carvalho Pereira, Carlos Alberto Moreira dos Santos e Mariana Aranha de Souza

Este artigo apresenta um projeto desenvolvido em uma escola de São José dos Campos, que objetivou desenvolver a alfabetização científica de alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental, levando-os a compreenderem a Ciência como um processo histórico e a identificá-la no cotidiano, por meio de projetos de aprendizagem, aplicado a partir da perspectiva das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Esta é uma pesquisa-ação, do tipo exploratória, descritiva e de caráter qualitativo. Foram aplicados questionários, de acordo com a escala Likert, para avaliar o trabalho em equipe, a construção dos conhecimentos científicos e a metodologia aplicada de projetos de aprendizagem. Ao final os alunos realizaram uma apresentação na forma de teatro interativo. Pontuaram, como principal dificuldade, os conflitos existentes no trabalho em equipe, mas avaliaram o desenvolvimento dos projetos como uma metodologia que contribuiu para a construção do conhecimento, aspecto também evidenciado pelo avanço de 42% na nota de uma avaliação dissertativa realizada.

This article reports a project developed in a school at São José dos Campos, which aimed to develop the scientific literacy of eighth grade students elementary school, leading them to understand science as a historical process and to identify it in everyday life, through learning projects as the application of the active learning methodology. This is a research-action, of exploratory type, descriptive and qualitative-character. Some questionnaires were applied, according to the Likert scale, to evaluate teamwork, the construction of scientific knowledge, and the methodology based upon the learning project. At the end, the students performed a presentation in the form of interactive theater. They pointed out the main difficulty, the conflict to work in teams, and also evaluated the development of their projects as a methodology which contributed to the learning, an aspect also evidenced by an increase of 42% in the grade of the essay evaluation.

Projetos de Aprendizagem; História da Ciência; Ensino de Ciências.

Learning Projects; History of Science; Science Teaching