INTERDISCIPLINARIDADE: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO EM SOBRE SUSTENTABILIDADE
Interdisciplinarity: experience with middle school students on sustainability
Autores: Cassiano Scott Puhl, Luiz Alberto Lorenzi Filho, Juliana Lopes Froehlich, Isabel Cristina Machado de Lara e Marcelo Amaral-Rosa
O artigo apresenta o relato de experiência de uma proposta didática interdisciplinar, desenvolvida em uma turma de primeiro ano de Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Alegre, cujo tema é sustentabilidade. A proposta didática tem o objetivo de desenvolver a capacidade crítica nos estudantes e promover aprendizagens sobre sustentabilidade, embasado em conhecimentos sobre a origem do Universo e o surgimento e manutenção da vida no planeta Terra. Em busca desses objetivos, os estudantes interagiram com ambientes do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e foram instigados a construírem um modelo de um local ou objeto, explicitando as características que remetem à sustentabilidade. Diante da síntese das ocorrências, verificou-se que a Modelagem em Ciências e Matemática como método de ensino promoveu o envolvimento dos estudantes na execução das atividades planejadas e, consequentemente, no processo de aprendizagem. Além disso, constatou-se que os estudantes que construíram o modelo ou que participaram da visitação ao museu mostraram um nível maior de argumentação sobre os conhecimentos estudados, se comparado aos demais colegas. Portanto, há evidências que a proposta didática promoveu aprendizagens e desenvolveu o senso crítico nos estudantes, possibilitando a formação cidadãos responsáveis e preocupados com a sociedade e com o meio ambiente em que vivem.
The article presents the experience report of the application of an interdisciplinary didactic proposal for a 1st year high school class of a public school in the city of Porto Alegre, whose theme is sustainability. The didactic proposal aims to develop critical capacity in students and promote learning about sustainability, based on knowledge about the origin of the Universe and the emergence and maintenance of life on planet Earth. In pursuit of these objectives, the students interacted with environments from the PUCRS Science and Technology Museum and were encouraged to construct a model of a place or object, explaining the characteristics that refer to sustainability. Before the synthesis of the occurrences, it was verified that the Modeling in Sciences and Mathematics as teaching method promoted the students involvement in the execution of the planned activities and, consequently, in the learning process. In addition, it was found that the students who built the model or who participated in the visitation to the museum showed a higher level of argumentation about the knowledge studied, when compared to the other colleagues. Therefore, there is evidence that the didactic proposal promoted learning and developed a critical sense in students, enabling the formation of responsible citizens concerned with the society and the environment in which they live.
Sustentabilidade; Interdisciplinaridade; Modelagem em Ciências e Matemática
Sustainability; Interdisciplinarity; Modeling in Science and Mathematics