PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES A RESPEITO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO...

Student perceptions Concerning the Construction of Scientific Knowledge througt Tangran

Autores: Drielle Caroline Castilho e Irinea de Lourdes Batista

Resumo

Tendo como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná para a disciplina de Química, especificamente a contextualização sócio-histórica da ciência, procuramos realizar um levantamento de estratégias pedagógicas e recursos didáticos que pudessem despertar maior interesse dos educandos para essa disciplina. Desse modo, foi desenvolvida uma Unidade Didática optando-se pela exploração da Natureza da Ciência, elencando aspectos históricos e filosóficos no desenvolvimento da ciência. Para isso, levamos em consideração a perspectiva kuhniana da ciência e como recurso didático, utilizamos o Tangram com o intuito de despertar o interesse dos estudantes em relação ao desenvolvimento da ciência. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário prévio e posterior e por anotações realizadas em um diário de bordo pela professora. A investigação possibilitou constatar indícios de aprendizagem nos estudantes em relação a construção do pensamento científico. Além disso, este trabalho está em conformidade com os fundamentos pedagógicos da Base Nacional Comum Curricular, ao propor maneiras de valorizar os aspectos sociais, culturais e históricos envolvidos na ciência.

Abstract

Based on the Basic Education Curriculum Guidelines of the State of Paraná for the discipline of Chemistry, specifically the socio-historical context of Science, we seek to carry out a survey of pedagogical strategies and didactic resources that could arouse greater interest of students for this discipline. Thus, a Didactic Unit was developed, opting for the exploration of the Nature of Science, listing historical and philosophical aspects in the development of science. For this, we take into account the Kuhnian perspective of science and as a didactic resource, we use Tangram in order to arouse the interest of students in relation to the development of science. Data collection was carried out through a previous and subsequent questionnaire and notes taken in a logbook by the teacher. The investigation made it possible to find evidence of learning in students regarding the construction of scientific thinking. In addition, this work is in line with the pedagogical foundations of the National Common Curricular Base, by proposing ways to value the social, cultural and historical aspects involved in science.

Palavras-chave

Ensino de Química; Natureza da Ciência; Perspectiva Kuhniana; Tangram

Keywords

Chemistry teaching; Nature of Science; Kuhnian Perspective; Tangram.

Texto em PDF