Concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre microorganismos em aspectos que envolvem saúde: implicações para o ensino aprendizagem

Elementary school students? conceptions about microorganisms in aspects which involve human health: some implications for teaching and learning

Autores: Andréia de Freitas Zompero

Neste estudo, apresentam-se as concepções dos alunos da 6ª Série do Ensino Fundamental sobre microorganismos e suas relações com a saúde humana. A partir do levantamento realizado, foi possível considerar as implicações destas concepções para o ensino e aprendizagem de questões que envolvem a saúde humana, principalmente quanto à higiene e doenças transmissíveis. Realizou-se inicialmente um estudo comparativo com alunos de três escolas, sendo que em uma delas o conteúdo sobre microorganismo não havia sido ministrado. Os resultados apontaram que, independente de terem ou não tido acesso ao conteúdo, as concepções dos alunos foram muito semelhantes. Dando continuidade ao estudo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os alunos da escola que não haviam tido acesso ao referido conteúdo. As entrevistas proporcionaram momentos de interação entre os alunos. As análises posteriores evidenciaram que as interações ocorridas durante a entrevista em grupo possibilitaram a aprendizagem dos alunos. O estudo aponta para a necessidade de o professor conhecer as concepções dos estudantes em aspectos que envolvem os microorganismos, para que os mesmos aprendam conceitos e desenvolvam procedimentos adequados para a manutenção da saúde.

In this paper, sixth grade students? conceptions in the elementary school about microorganisms and their relationship with human health are presented. From the collected data, the implications of some conceptions for the questions on teaching and learning were possible to consider. These questions involved the human health, mainly the hygiene and transmissible diseases. Initially, a comparative study with students from three schools was carried out, but in one of them the content which was about microorganisms had not been taught. The results show that despite having or not access to the content, students? conceptions were similar. During the research process, some interviews with students who had not had access to the mentioned content were done in a semi-structured way. These interviews stimulated interactive moments among students. A later analysis showed that the interactions that occurred during the group interview facilitated the students? learning process. The study points out to the need of taking into account students? conceptions about microorganisms in order to facilitate meaningful learning of concepts in this area and to develop appropriate procedures to health maintenance.

concepções alternativas, microrganismos, saúde

alternative conceptions, microorganisms, health