Analogia & contra-analogia: um estudo sobre a viabilidade da comparação entre o modelo atômico de Bohr e o sistema solar por meio de um júri simulado

Analogy and counter-analogy: a study about the viability of the comparison between an Bohr?s Atomic Model and the Solar System by means of a Simulated Jury

Autores: Alexandre da Silva Ferry, Ronaldo Luiz Nagem

Este trabalho é parte de uma dissertação de mestrado elaborada em torno do uso de comparações como estratégias didáticas auxiliares para o ensino de modelos atômicos. Apresentamos o contexto do desenvolvimento de uma atividade lúdica conhecida como júri simulado conduzido como estratégia didática para o ensino de conceitos e idéias relevantes associadas à teoria atômica de Bohr e, também, como instrumento de pesquisa para registrar idéias e considerações de alunos com relação à comparação entre este modelo atômico e o sistema solar, aplicado por meio de um debate sobre a viabilidade da comparação entre estes dois domínios. Transcrevemos e analisamos os diálogos ocorridos durante a simulação do júri. Consideramos as apreciações dos estudantes sobre o desenvolvimento da dinâmica e analisamos as respostas dadas pelos mesmos a um breve questionário aplicado após a realização da atividade. Os dados nos sugerem que a dinâmica do júri simulado contribuiu significativamente com elementos para nossa discussão sobre a possibilidade do uso de contra-analogias como estratégia complementar ao ensino com recurso às comparações. O júri revelou ser uma excelente oportunidade para permitir o envolvimento e a confrontação entre os próprios alunos no mapeamento tanto das semelhanças quanto, especialmente, das diferenças entre os domínios comparados, a fim de se promover uma melhor compreensão do conceito alvo ? o modelo atômico e no desenvolvimento do raciocinio analógico.

This work is part of a Master?s thesis developed around the use of comparisons as didactic support strategies in the teaching of atomic models. The context of the development of a ludic activity known as Simulator Jury carried out as a didactic strategy for teaching outstanding concepts and ideas connected with the atomic theory of Bohr, as well as a research tool used for registering student ideas and considerations related to the comparision between this atomic model and the solar system, by means of a discussion regarding the viability of comparing these two areas. The dialogs that occurred during the simulated jury were transcribed and analyzed. The students? assessments regarding the development dynamics were taken into account and we analyzed the answers given by the students to a short questionnaire handed in after the conclusion of the activity. Data suggest that the dynamics of a simulated jury contributed significantly with elements for our discussion about the possibility of using counter-analogies as complementary strategies in teaching as a comparison resource. The jury evinced an excellent opportunity for allowing the involvement and checking among the students themselves, especially in mapping similarities as well as differences between areas compared, to promote a better comprehension of the target concept ? the atomic model and the development of analog reasoning.

analogia; metáfora; contra-analogia; modelo atômico; ensino de ciências

analogy, metaphor, counter-analogy, atomic model, science teaching