Experimentos nos livros didáticos: aspectos relacionados à segurança e os rejeitos químicos

Experiments in textbooks: issues related to security and chemical waste

Autores: Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde, Márcia Gorette Lima da Silva, Josivânia Marisa Dantas

Resumo

Nos anos 90, na grande maioria das universidades e, em especial institutos e departamentos de química, a gestão dos rejeitos e resíduos gerados em atividades rotineiras era insipiente seja pela falta de um órgão fiscalizador ou por descarte inadequado. Atualmente é grande o avanço neste campo, mas ao olhar para os laboratórios escolares de química observamos um cenário diferente. É neste contexto que procuramos relatar uma das etapas do nosso estudo apresentando uma análise realizada nos livros didáticos de química para o ensino médio aprovados no PNLEM/2007 no que se refere aos aspectos relacionados a segurança na realização dos experimentos e os rejeitos químicos. Os resultados foram tabelados e categorizados a partir de elementos da análise de discurso emergindo 3 categorias.

Abstract

In the 1990s, in the vast majority of universities especially institutes, and departments of chemistry the management of and waste generated from routine activities was ignored by the lack of a supervisory organism or by inadequate disposal. Nowadays there is a major advance in this field, but looking at the school chemistry laboratories a different scenario is observed. In this context we report an analysis of chemistry textbooks for high school approved PNLEM/2007 with regard to security aspects in the experiments and chemical waste. The results were tabulated and categorized based on elements of content analysis from which 3 categories emerged.

Palavras-chave

livro didático de Química; rejeitos químicos; experimentos

Keywords

chemistry textbook; chemical wastes; experiments

Texto em PDF