Experiments in textbooks: issues related to security and chemical waste
Autores: Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde, Márcia Gorette Lima da Silva, Josivânia Marisa Dantas
Nos anos 90, na grande maioria das universidades e, em especial institutos e departamentos de química, a gestão dos rejeitos e resíduos gerados em atividades rotineiras era insipiente seja pela falta de um órgão fiscalizador ou por descarte inadequado. Atualmente é grande o avanço neste campo, mas ao olhar para os laboratórios escolares de química observamos um cenário diferente. É neste contexto que procuramos relatar uma das etapas do nosso estudo apresentando uma análise realizada nos livros didáticos de química para o ensino médio aprovados no PNLEM/2007 no que se refere aos aspectos relacionados a segurança na realização dos experimentos e os rejeitos químicos. Os resultados foram tabelados e categorizados a partir de elementos da análise de discurso emergindo 3 categorias.
In the 1990s, in the vast majority of universities especially institutes, and departments of chemistry the management of and waste generated from routine activities was ignored by the lack of a supervisory organism or by inadequate disposal. Nowadays there is a major advance in this field, but looking at the school chemistry laboratories a different scenario is observed. In this context we report an analysis of chemistry textbooks for high school approved PNLEM/2007 with regard to security aspects in the experiments and chemical waste. The results were tabulated and categorized based on elements of content analysis from which 3 categories emerged.
livro didático de Química; rejeitos químicos; experimentos
chemistry textbook; chemical wastes; experiments